Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > V Jornada de Etnomusicologia e III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia
Início do conteúdo da página

V Jornada de Etnomusicologia e III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia

Acessos: 419

A proposta para a V Jornada de Etnomusicologia e o III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia consiste em programação com uma conferência, três mesas redondas, sendo cada uma com três palestrantes, comunicações orais que serão selecionadas pelo comitê científico do evento e três apresentações de práticas musicais paraenses. A conferência “A Construção Dialógica do Conhecimento Musical”, a ser proferida pelo Prof. Dr. Samuel Araújo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), visa ampliar e aprofundar a discussão sobre a pesquisa em Etnomusicologia, considerando a colaboração entre pesquisadores da Região Norte, entre a Etnomusicologia e outras áreas de estudos musicais, entre a Etnomusicologia e outros campos de conhecimento, entre pesquisadores, Mestres e agentes que perfazem os contextos das manifestações tradicionais e populares. As três mesas redondas – “Olhares”, “Perspectivas” e “Abordagens” – propõem discussões sobre o conhecimento musical a partir da visão de pesquisadores – da área musical e de outras áreas, Mestres e agentes de práticas musicais –, de modo a favorecer reflexões sobre temáticas – criação, fazer, transmissão, recepção e divulgação musicais, representatividade e pertencimento, paradigmas, epistemologias, entre outros –, objetos de estudo, metodologias e procedimentos inerentes à construção do conhecimento em música na Região. As mesas contarão com vários convidados, tanto locais quanto de fora de Belém e do Pará: Márcia Kambeba, da etnia Kambeba, Laurene Ataíde e Rodolfo Sanchez, que representam grupos de Pássaros Juninos de Belém do Pará, MC Shaira Mana Josy, do coletivo Dandaras do Norte, Dr. Sérgio Gil Braga, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Dr. Wallace Rodrigues, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Dra. Jorgete Lago e Dr. Tony Leão da Costa, ambos da UEPA, e Dr. Matthias Lewy, da Universidade de Brasília (UnB).
Do ponto de vista de ensino, pesquisa e extensão, a realização da V Jornada de Etnomusicologia e do III Colóquio Amazônico de Etnomusicologia vem atender a pesquisadores, licenciandos e professores de música, de vários níveis de atuação, da UFPA, da UEPA, de outras Universidades da Região Norte, de cursos técnicos, da rede municipal e estadual de ensino, além da comunidade em geral interessada na proposta do evento, oportunizando contribuições significativas às suas formações e atuações científicas, profissionais e culturais.
A partir do evento espera-se aprofundar o diálogo sobre a construção dialógica do conhecimento em Etnomusicologia, observando-se temáticas, objetivos e metodologias, com vistas à consolidação tanto deste campo de saber na Região Norte brasileira quanto do LabEtno, do GEMAM e de outros grupos enquanto instâncias formativas e produtoras de conhecimento, com reflexos significativos para a pesquisa em música no Pará/na Região Norte/na (Pan) Amazônia e para a formação/atuação de seus agentes, músicos, professores, pesquisadores e estudantes de distintos níveis.
Por meio da socialização de pesquisas, a Jornada e o Colóquio têm contribuído, ainda, com a promoção de debates sobre temas de interesse para o desenvolvimento do Estado e da Região Norte, como a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais e a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outros.

https://drive.google.com/open?id=1LV9uQPwydns07QRA4lEacZyEce2P2LiI

 

 

Fim do conteúdo da página