Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Arqueologia Musical Amazônica
Início do conteúdo da página

Arqueologia Musical Amazônica

Acessos: 391

 

Coordenadora: Líliam Barros

Instituições participantes - Museu Paraense Emílio Goeldi; Museu Nacional da UFRJ

Apoio - Laboratório de Etnomusicologia da UFPA

Equipe:

Lìliam Barros - coordenadora

Simone Mesquita - pesquisadora consultora do MN

Maura Imasio - pesquisadora consultora do MPEG

Rafael Severiano - PPGARTES

Sidney Mayon - GPMIA

Lohana Gomes - GPMIA

 

Objetivos e métodos: Trata-se do estudo organológico e interpretação dos usos associados aos instrumentos musicais precolombianos das coleções arqueológicas Tapajônica, Marajoara e Xinguana do Museu Paraense Emílio Goeldi e do Museu Nacional da UFRJ. A pesquisa deverá ser realizada em três anos.

Inicialmente será feito levantamento bibliográfico na área de etnomusicologia e arqueologia musical visando conhecer as experiências realizadas em países da América Latina e do Norte, bem como procurando problematizar os estudos arqueológicos no campo da pesquisa musical. Concomitantemente será realizado levantamento bibliográfico acerca dos estudos sobre arqueologia amazônica. As fontes históricas também serão consultadas, tais como crônicas de naturalistas viajantes, padres e/ou cartas e documentos oficiais que abordem questões relacionadas às peças contidas nestas coleções. Estudos etnológicos sobre as populações indígenas amazônicas e estudos etnomusicológicos sobre as Terras Baixas da América do Sul serão realizados concomitantemente aos demais, dando continuidade aos estudos já realizados pelo Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia.

Em sequência, terá lugar a análise dos instrumentos musicais. Serão feitos registros fotográficos após o consentimento da instituição parceira e a análise organológica e morfológica dos instrumentos musicais será realizada a partir de um estudo comparativo de metodologias de classificação de Curt Sachs e outras experiências de taxonomização (IKEDA, 1997; SATOMI, 2008; SEEGER, 1987; TRAVASSOS, 1987). Será feita catalogação dos instrumentos musicais indicando sua numeração, local de origem, dados bibliográficos e do coletor e outras informações consideradas relevantes, pretende-se, também, oportunizar imagens gráficas dos instrumentos musicais, a partir de desenhos indicando o processo de produção sonora. Para tanto, serão investigadas outras experiências em museus da América Latina e de outros países com coleções de instrumentos musicais. As imagens e outros arquivos ficarão guardados no acervo do Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia – GPMIA, com restrição de acesso.

A partir do estudo bibliográfico específico voltado para cada área arqueológica, pretende-se ter uma compreensão da dimensão de tipos de instrumentos musicais presentes nas coleções, representativos das culturas precolombianas e de possíveis interpretações de seus usos cerimoniais. Serão observadas notificações sobre outros achados arqueológicos no mesmo sítio no qual foram encontrados os instrumentos musicais, tendo em vista uma percepção de dimensão mais abrangente em relação ao contexto arqueológico e sociocultural das práticas musicais.

O projeto terá um caráter amplo e poderá abrigar subprojetos desta natureza em sítios arqueológicos ao longo da região amazônica se houver demanda para isto. O projeto poderá estender-se, também, para o campo da pesquisa em Iconografia Musical e da etnoarqueomusicologia, tendo em vista os diversos sítios com arte rupestre na região e as possibilidades de interesse de grupos indígenas em estabelecer parcerias com o GPMIA.

O projeto deverá integrar as demais atividades do Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia – GPMIA com a participação nos Seminários do GPMIA, nas reuniões de estudo mensais, na inclusão de bolsistas e pesquisa, e na produção científica em livros, periódicos, congressos e demais participações da área.

 

Blog https://arqueologiamusicalamazonica.blogspot.com/

 

Fim do conteúdo da página