Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > LOOPLAB
Início do conteúdo da página

LOOPLAB: Laboratório de Live Looping – Práticas Criativas/Performativas e Educativas - 2ª Edição

Acessos: 1457

Resumo

Este projeto tem como foco o estudo e a promoção de práticas performativas musicais com uso da tecnologia Live Looping (LL). Assenta-se na hipótese segundo a qual esta ferramenta, paradoxalmente limitadora e ampliadora de possibilidades, promove a emergência de uma comunidade de loopists ao redor do mundo abrangendo uma significativa diversidade estética e estilística. Essa tecnologia difundiu-se a partir dos anos 2000 com o advento de um pedal denominado Loop Station e demonstrou que as técnicas de produção musical de estúdio foram incorporadas à performance em tempo real, o que promove um paradigma particular de performance musical designado como “performance recordivity”. Este projeto prevê a continuidade de uma pesquisa desenvolvida em âmbito de estágio pós-doutoral entre 2016 e 2022 em Portugal. Concluídas algumas etapas de investigaçãoque abrange Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde e Moçambique, esta nova investigação propõe aprofundar algumas questões acerca desse tema em Belém do Pará, num primeiro momento, com subsequentes desdobramentos na Amazônia e, paralelamente, em outras localidades do Brasil. A pesquisa pressupõe uma componente teórica (de reflexão e crítica) e uma prática (pesquisa etnográfica e laboratório criativo), com objetivos de: 1) evidenciar, numa contextualização etnomusicológica, os processos determinantes na constituição de um lugar paraos/as loopists na região de Belém do Pará e a evolução de seus setups; 2) ampliar a abrangência do LoopLab em outras Unidades de Ensino diferentes localidades, a partir de parcerias institucionais, promovendo desdobramentos e efeito multiplicador como a criação partilhada de arranjos, composições e materiais didáticos com uso do LL; e 3) disseminação dos resultados através de publicações em revista científica, Workshops e Encontros (presenciais e virtuais) e vídeos.

Palavras-chave: Live Looping, performance musical, áudio.

 

EQUIPE DO PROJETO

Nome completo

Unidade/Departamento

Alexsander Jorge Duarte

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

Elder Oliveira

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

Sônia Chada

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

Liliam Cohen

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

Erik Pronk

UFPB

Hélvio Mendes

UNIVERSIDADE DE AVEIRO/PT

Luís Bittencourt

UNIVERSIDADE DE AVEIRO/PT

Samuel Peruzollo

UNIVERSIDADE DE AVEIRO/PT

Elielson Gomes

EMUFPA

David Herivelton

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

Elder Carlos Queiroz lima

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

Isaque Henrique Baia de Souza

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

pedro paulo magno de moraes

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

Thiago da costa souza

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

Bruno Ramos da Costa

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

Carlos Rafael Tenorio Fiel

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

Pedro Henrick Albuquerque Almeida

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

Raphael Vinícius Fonseca Bezerra

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

Albino Guilherme da Silva Bisneto

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

Anthony Epifanio de Carvalho

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

Pedro Henrique Silva de Sousa

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

Gabriela Nonato Dias

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

Adiemerson Oliveira da Silva

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

Renata Ribeiro da Silva

ICA/FACULDADE DE MÚSICA

Fim do conteúdo da página