XII JORNADA DE ETNOMUSICOLOGIA E X COLÓQUIO AMAZÔNICO DE ETNOMUSICOLOGIA
ACERVOS MUSICAIS COMUNITÁRIOS E INSTITUCIONAIS
Universidade Federal do Pará
Belém – Pará
16 e 17 de setembro de 2025
O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, tem como objetivo principal congregar e apoiar pesquisas, na área de etnomusicologia, realizadas no Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES/UFPA), da Faculdade de Música da UFPA, da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) e na Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Seus objetivos específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA e na UEPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Possui como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais locais, regionais, nacionais e internacionais; estabelecer pontes entre a Academia e os Mestres e sabedores musicais do Estado e da Região; além de promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins a área.
Entre os eventos realizados pelo LabEtno destaca-se a Jornada de Etnomusicologia, com onze edições realizadas, tendo nove edições casadas com o Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da UEPA. O evento proposto corresponde à XII edição da Jornada de Etnomusicologia e ao X do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, previsto para acontecer em dois dias, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos, nacionais e internacionais, entre outros segmentos, todos estruturados em torno de conferência, mesas, comunicações de pesquisas e apresentações musicai.
A Jornada de Etnomusicologia vem se consolidando como acontecimentos importantes, em nível nacional, da área de Etnomusicologia no Brasil, mesmo tendo sido idealizados, inicialmente, como regionais. Demarcam um diferencial no norte do Brasil, em razão de serem eventos ao mesmo tempo pioneiros, em termos regionais, e de reconhecimento significativo em âmbito nacional, e até mesmo internacional, na área da etnomusicologia.
O evento é um espaço de socialização de pesquisas desenvolvidas em segmentos de graduação e pós-graduação em música, assim como se propõem a fomentar a divulgação da produção científica de textos acadêmicos de etnomusicologia e áreas afins nos idiomas português, inglês e espanhol. Ainda, como distintivo de inovação metodológica, considera-se a perspectiva de descolonização do saber, na medida em que se oportuniza tanto o diálogo da Academia com Mestres da cultura quanto abordagens colaborativas no tocante à produção de conhecimento e à permanente reflexão sobre saberes e práticas musicais investigados. Estes vêm contribuindo, sobremaneira, com pesquisas desenvolvidas no LabEtno e nos Grupos de Pesquisa associados, inclusive ministrando disciplinas, palestras e workshops, em parceria com professores da UFPA, UEPA, UFNT, UFMA e UEMA.
No que diz respeito à produção científica regional, ressalta-se a relevância da Jornada de Etnomusicologia como meios privilegiados de divulgação, socialização e registro de pesquisas recentes que, além de corroborarem à consolidação da etnomusicologia no Pará e na Amazônia, também corrobora com outras ciências musicais com as quais estabelece interfaces, trazendo à tona discussões contemporâneas de interesse público, tais como a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas, a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais, o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outras que tocam o desenvolvimento do Estado paraense e da região Norte, especialmente em termos culturais, econômicos e sociais.
A proposta para a XII Jornada de Etnomusicologia consiste em uma programação contendo uma Conferência de Abertura com convidado internacional, duas Mesas Redondas, Comunicações Orais, Exposição audiovisual e uma Apresentação Artística.
A programação ocorrerá, presencialmente, nas dependências do Curso de Licenciatura em Música do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) situado no município de Belém. Promovidos pelo LabEtno e Grupos Associados da UFPA, a XII Jornada de Etnomusicologia e o X Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, serão apoiados, por vários parceiros internos e externos às duas IES, como a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e pelo Programa de Pós-graduação em Música aprovado pela Capes, em 2023, pioneiro na região Norte brasileira com o Mestrado em Música na modalidade Profissional da Universidade Federal do Pará e o Programa de Pós-graduação em Música na Amazônia (PPGMUSA), na modalidade Acadêmica, da Universidade do Estado do Pará.
O eixo norteador para a elaboração da edição de 2025, vincula-se às ideias de Claudio Gnoli (2012) que apresenta três dimensões do conhecimento, a primeira dimensão de ôntica (dos fenômenos em si), a segunda de epistêmica (da maneira como os fenômenos são convertidos em informação) e a terceira de documental (dos portadores formais ou suportes da informação). As três dimensões apresentadas por Claudio Gnoli (2012), tem servido de inspiração para pesquisadores caracterizarem as dimensões do conhecimento musical como 1 - fenômeno musical; 2 - codificação notacional, gravação ou programação; 3 - documento musical físico. Com isso, é possível caracterizar deste modo as três dimensões do conhecimento musical: Dimensão ôntica, Dimensão Epistêmica e Dimensão documental. (Claudio Gnoli, 2012)
Dimensão ôntica: o fenômeno musical, constituído pela prática viva da execução musical, por meio da voz humana, de instrumentos musicais e de suas combinações;
Dimensão epistêmica: a codificação notacional (por meio da associação, a sinais gráficos, de sons, posições do instrumento, gestos e ações musicais), a gravação sonora (por meio da impressão de sulcos produzidos pela vibração do som, em cilindros e discos, ou sua codificação na configuração de conjuntos de micro partículas de armazenadores de informação) e a programação de instrumentos ou aparelhos sonoros (por meio da configuração de furos ou pinos em suporte rígido, decodificáveis pelos mesmos instrumentos ou aparelhos, sejam eles mecânicos, elétricos ou eletrônicos); esta dimensão também inclui os arquivos eletrônicos ou de informação virtual (musicográfica ou sonora) graváveis, duplicáveis, transmissíveis e capazes de reprodução da mesma configuração de conjuntos de micropartículas que havia nos dispositivos eletrônicos de origem;
Dimensão documental: a fixação em suportes físicos - sejam únicos (manuscritos, pinturas, entalhes, etc.) ou múltiplos (impressos em papel, vinil, policarbonato, etc.) – da notação, gravação ou programação da obra, que produz o documento musical, este constituído por três categorias básicas: a) fonte musicográfica (Figura 1), no caso da codificação notacional (partituras ou partes cavadas, partituras em Braille, tablaturas, letras cifradas, gráficos, instruções textuais, etc.); b) fonte fonográfica ou áudio-visual (Figura 2), no caso da codificação do som (cilindros, discos, fitas, discos compactos e dispositivos eletrônicos, como discos rígidos, disquetes, pendrives, etc.); c) fonte de música programada (cilindros com pinos, discos e cartões perfurados). (CLAUDIO GNOLI ,2012, p. 268-275)
O evento tem como objetivo ampliar a compreensão sobre o que constitui um acervo comunitário e institucional, abrangendo obras musicais, a memória de processos artísticos, incluindo instrumentos musicais, áudios, vídeos, imagens, objetos, livros e documentos. Também serão discutidos temas como preservação, pesquisa e difusão dos acervos na/da Amazonia, promovendo debate sobre o gerenciamento e a disponibilização de acervos em plataformas digitais, salientando-se a experiência das instituições e comunidades de salvaguarda de acervos culturais. O evento pretende apresentar e problematizar os desafios que envolvem este tipo de ação, buscando apresentar experiências neste cenário, buscando pensar as interfaces entre a digitalização, o tratamento de dados e a disponibilização de acervos culturais em ambientes presenciais e digitais, em especial no que tange aos desafios da gestão do armazenamento e do acesso, considerando posturas éticas que envolvem a preservação, a propriedade intelectual e o conhecimento tradicional.
NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico da XII Jornada de Etnomusicologia e X Colóquio Amazônico de Etnomusicologia serão publicados em Anais e no formato de artigos científicos. Serão avaliadas submissões não apenas de trabalhos em etnomusicologia, mas em qualquer campo de conhecimento, desde que abranjam a música, obrigatoriamente, como objeto de estudo.
Assim, além da etnomusicologia, o evento poderá acolher submissões em educação musical, composição, práticas interpretativas, teoria da música, musicologia, sonologia, musicoterapia, entre outros subcampos musicais, assim como em antropologia (da arte, da dança, cultural, social etc.), sociologia, história, comunicação, geografia, estudos culturais, semiótica, estética, medicina, biologia, ecologia, física, entre outras áreas não musicais cujos trabalhos submetidos deverão possuir a música como objeto de pesquisa e estudo. Serão aceitos exclusivamente textos inéditos (não apresentados ou publicados em outros eventos, ou em processo de publicação) em português, espanhol e inglês. O processo de seleção ficará a cargo de um Comitê Científico diversificado, contando com integrantes de diferentes regiões do Brasil e do exterior. Cada proposta será encaminhada para a avaliação de dois pareceristas e, em caso de pareceres divergentes, um terceiro parecerista tomará a decisão final sobre sua aprovação.
Serão aceitas propostas que resultem de investigação concluída ou em andamento, desde que apresentem resultados parciais consistentes. As propostas poderão ser submetidas em espanhol, português ou inglês, na modalidade de Comunicação de Pesquisa oral presencial ou virtual. O evento ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro de 2025 no formato presencial nas instalações da Faculdade de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA), contudo haverá flexibilização quanto ao formato das comunicações orais.
- Cada autor(a) poderá submeter apenas 1 trabalho como autor principal e ilimitados trabalhos como
- Para a submissão deverá ser enviado um artigo completo contendo:
- Título;
- Resumo com um máximo de 250 palavras;
- Palavras-chaves no máximo 3;
- Texto principal com extensão mínima de 2.000 (duas mil) palavras e extensão máxima de 3.000 (três mil) palavras (sem contar título, resumo, palavras-chaves e referências);
- Referências utilizadas no texto;
- O conteúdo do artigo deve apresentar:
- O problema de pesquisa;
- Objetivos;
- Revisão bibliográfica;
- Metodologia;
- Principais resultados obtidos ou esperados.
- O artigo submetido não pode conter identificação dos autores
- Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês
- Deverão ser submetidos através do e-mail: coloquiojornada@gmail.com com indicação do título do artigo no assunto do e-mail. No corpo do e-mail deve incluir o(s) nome(s) e e-mail(s) do/da(s) autor(es)/autora(s), afiliação institucional e o formato que deseja comunicar (presencial ou virtual). Deve incluir também uma breve biografia (até 100 palavras) ou o link de acesso do CV Curriculo Lattes atualizado ou ID do Orcid atualizado.
- As comunicações de pesquisa terão duração máxima de 20 minutos (15 minutos de apresentação e 05 min de debate) e poderão ser apresentadas de forma presencial ou virtual por meio das plataformas do Google meet ou Zoom.
- Trabalhos com mais de um autor deverão ser apresentados por pelo menos um dos autores.
- Todos os autores deverão estar inscritos no evento.
- Os autores receberão a resposta com o parecer através do e-mail usado para a submissão.
- Os artigos aprovados serão publicados nos anais do evento.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
- Relevância do trabalho (centralidade na música, atualidade, inovação e contribuição para a área ou as áreas de conhecimento implicadas).
- Estrutura do trabalho (clareza de objetivos, cumprimento dos objetivos propostos, clareza de exposição, consistência e rigor da argumentação).
- Qualidade da escrita (normatização, tratamento adequado da linguagem, sequenciamento lógico e encadeamento de ideias).
LINKS E ACESSOS ESSENCIAIS:
- Todas as informações referentes ao evento poderão ser consultadas no site: labetno.ufpa.br
- Acesse ao template em português, inglês e espanhol pelo link: https://drive.google.com/drive/folders/1SU7JyQHkARKbLDaDmXzAys7vuIg7xjKw?usp=sharing
- Inscreva-se no evento pelo link (o evento é gratuito): https://forms.gle/xDygVCGU473njZSg7
PRÊMIO ACADÊMICO LABETNOMUS 2025 - DISTINÇÃO DOS MELHORES TRABALHOS DE PESQUISA
Serão conferidas três distinções às apresentações de trabalhos que mais se destacaram pela coesão, originalidade, realização técnica, conteúdo da pesquisa e relação com o tema do evento. A artigo será selecionado pela comissão organizadora a partir das indicações da Comissão Científica e análise da apresentação oral no evento.
É importante salientar que as premiações não incluem valores monetários, mas configuram-se como distinções no âmbito do evento.
CRONOGRAMA |
PRAZOS |
Lançamento do evento |
01/05/2025 |
Submissão das chamadas de trabalhos |
02/05 a 02/06/2025 |
Avaliação dos trabalhos |
03/06 a 15/07/2025 |
Divulgação dos trabalhos aprovados |
04/08/2025 |
Entrega da versão corrigida dos trabalhos pelos autores (com nome, e-mail e correções solicitadas pelos avaliadores) |
18/08/2025 |
Divulgação detalhada da programação do evento |
25/08/2025 |
Realização do evento |
16 e 17/09/2025 |
Publicação do Anais |
Até dezembro de 2025 |
Comissões de trabalho
Comissão Organizadora da XII Jornada de Etnomusicologia
Jucélia da Cruz Estumano (EAUFPA)- (Coordenação Geral)
Liliam Cristina Barros Cohen (UFPA)
Sonia Maria Moras Chada (UFPA)
Adriana Clairefont Melo Couceiro (EMUFPA)
Comissão de Comunicação e Divulgação
Isis Santos (UFPA)
João Santos (UFPA)
Raphael Bezerra (UFPA)
Comissão de Produção Artística
Saulo Caraveo (EMUFPA)
Ângelo Gustavo Souza (UFPA)
Evelyn Silva (UFPA)
Isaque Baía (UFPA)
Jady Roberta Oliveira (UFPA)
João Santos (UFPA)
Marina Donza (UFPA)
Silvo Barbosa (UFPA)
Comissão da Interação Tecnológica
Lorena Silva (UFPA)
Príamo Brandão (UFPA)
Tirsa Moraes (UEPA)
Comissão Secretaria
Guilherme Beleza (UFPA)
Nicole Reis (UFPA)
Presidência da Comissão Científica
Sonia Maria Moraes Chada (UFPA)
Liliam Cristina Barros Cohen (UFPA)
Jucélia da Cruz Estumano (EAUFPA)
Klênio Jonessy de Medeiros Barros (ESE-PT)
Anais
Evelyn Silva (UFPA)
Raphael Bezerra (UFPA)
Comissão de Apoio Técnico
Aldo Aires (UFPA)
André (UFPA)
Bruno Palheta (UFPA)
Edilson Curuaia (UFPA)
Gustavo Saldanha (UFPA)
Jefferson (UFPA)
Jhon (UFPA)
Joliene Nascimento (UFPA)
Társila Ataíde (UFPA)
Comissão Científica – Pareceristas
Alfonso Benetti (UA – PT)
Daniel Lemos Cerqueira (UFMA)
Dora Utermohl de Queiroz (UFC)
Fausto Lessa Fernandes Pizzol (UA-PT)
Gilda Helena Gomes Maia (UFPA)
Guilherme Augusto de Ávila (UFMA)
Jorgete Maria Portal Lago (UEPA)
Jucélia da Cruz Estumano (EAUFPA)
Klênio Jonessy de Medeiros Barros (ESE-PT)
Leonardo Pellegrim Sanchez (UFPE)
Liliam Cristina Barros Cohen (UFPA)
Lucas Wink (ACF-PT)
Lucian José de Souza Costa e Costa (UEPA)
Luís Bittencourt (UNIR e IPCB-PT)
Marcus Fachin Bonilla (UFNT)
Paulo Murilo Guerreiro do Amaral (UEPA)
Renato Moreira Varoni de Castro (UEMA)
Ricieri Carlini Zorzal (UFMA)
Rosemara Staub de Barros (UFAM)
Samuel Barros (UFMT)
Sérgio Ricardo de Godoy Lima (UFPE)
Solon Santana Manica (UEMA)
Sonia Maria Moraes Chada (UFPA)
Tainá Maria Magalhães Façanha (UEPA)
Redes Sociais