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Música e Sociedade na Pan-Amazônia

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RESUMO

 Este projeto tem como objetivo discutir os trânsitos musicais na Pan-Amazônia a partir de diversas perspectivas, a exemplo de processos migratórios e de dinâmicas concernentes à própria circulação musical transnacional no cenário complexo cultural da região. Seus objetivos específicos Ancorar reflexões em caráter colaborativo e de colonial  sobre música; Acolher pesquisas com abordagens transversal, transdisciplinar e interdisciplinar sobre música nas sociedades; Propor pesquisas sobre práticas criativas e contextos de transmissão, difusão e recepção de música, bem como as reflexões sobre gênero e as relações etnicorraciais; Nesse aspecto, observa-se a relevância em pensar os trânsitos culturais, no entendimento do cenário musical paraense e amazônico, que reverberam nas noções de espaço público, transterritorialidade e hibridismos culturais, assim como reflexões sobre gênero e raça como aspectos relevantes para o entendimento da complexidade cultural da região. Tendo em vista as pesquisas desenvolvidas no período entre 2018 a 2020, observamos eixos de discussão em torno dos aspectos de identidade e representatividade em música no contexto amazônico, considerando fatores como a migração e imigração, territorialização, ocupação simbólica, aspectos na transmissão geracional de música em contextos particulares, bem como trânsitos musicais decorrentes desse panorama. Por fim, destacamos a proeminência de pesquisas históricas calcadas no aspecto da representatividade e identidade em música, e  a importância do estudo dos acervos documentais públicos  e particulares. A presente proposta agrega trabalhos de Iniciação Científica, Dissertações de mestrado e de doutorado cujos temas abrangem o cenário da Pan-Amazônia sob diversos aspectos, fornecendo, assim, dados para reflexões acerca da questão central do projeto que. Consideraremos apoios teóricos relativos ao pensamento de colonial em etnomusicologia e a percepção do conceito de práticas musicais, cunhada por Chada (2012) que entende música como práxis comunicacional que vai além da produção meramente sonora, envolvendo os demais aspectos da cultura.

 

Equipe

Nome  Projeto Nível Instituição

Paulo Murilo Guerreiro do Amaral

  Doutorado Artes/Música da Universidade do Estado do Pará/GEMAM

Gilda Helena Gomes Maia

UIRAPURUS PARAENSES: A invisibilidade do legado histórico e da prática artística-musical dos cantores líricos paraenses Helena Nobre (1888/1965) e Ulysses Nobre (1887/1953).”  Mestre Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazõnia - GPMIA
 

Juliano Cassio

 O estudo da música nas Escolas Públicas de Soure: um estudo de caso na Escola Stella Maris  Doutorando  PPGARTES
 

José Maria Bezerra

 “O violão no Pará: os ritmos da cultura paraense nas obras de Sebastião Tapajós”  Doutorando  PPGARTES
 

Pio Lobato

 Araceúna  Graduação  LABETNO
 

Bruno Maués de Lemos Britto

Repertórios musicais Warao em Trânsito em Belém do Pará:música de cura  Graduação  LABETNO
 

Leonardo Venturieri

 As Novidades Musicaes de Clemente Ferreira Júnior e a Cultura Sonora da Belle Époque  Mestrando  PPGARTES
 

Jefferson Luz

 Cadê aquele povo barulhento?: o repertório de corinhos nas Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus em Belém Pará  Doutorando  PPGARTES
 

Adriana Couceiro

 Música e Sociedade na  Pan-Amazônia  Doutoranda  Universidade do Minho

Rogério Leitão

Mapeamento Cultural: práticas musicais nos bairros Liberdade e Madre Deus, São Luis, Maranhão Mestre Escola de Música Maranhã

Líliam Barros

Música e Sociedade na Pan-Amazônia

Sub-projeto: Repertórios Musicais Warao em Trânsito em Belém do Pará.

Doutorado PPGARTES

Doriedson Júnior

Cybercultura e prática musical: a cena do prytrance em Belém do Pará   Faculdade de Música

Fernando Lacerda

Fontes e acervos relativos à produção e práticas musicais na Amazônia: estudo histórico e difusão do patrimônio musical Pós-doutorado PPGARTES

Matthias Lewy

Música e Sociedade na Pan-Amazônia

Pesquisador externo Lucerne University of Applied Sciences and Arts

Keila Monteiro

O Grito das Minas: o punk/hc que desemboca numa cena musical feminina em Belém-Pa  Doutoranda PPGARTES

Guilherme Augusto Ávila

O elo perdido do tesouro de João Mohana: proveniência documental na música Doutorando PPGARTES/UFMA

Cauê de Souza Silva

O Forró e a Juventude: Estudo de caso a partir da performance da cantora Thaís Porpino em Castanhal, PA Graduação Faculdade de Música

Tirsa Gonçalves Moraes

O legado da Banda Daniel Nascimento em Paragominas, Pará

 Mestre  LABETNO

Messias Nascimento

Experimentação poética – Projeto de Recriação Autoral Graduação Faculdade de Música
Rosineide Nascimento Repertórios Musicais Warao em trânsito em Belém: música de baile Graduação Faculdade de Música

Kleber Benigno

Trio Manarí Graduação Escola Bosque

Márcio Jardim

Amazônia Ímpar Graduação Faculdade de Música

Bernd Brabec de Mori

Música e Sociedade na Pan-Amazônia

Doutorado Lucerne University of Applied Sciences and Arts

Anderson Clayton Gonçalves Sandim

 

Música e Sociedade na Pan-Amazõnia: a presença do Zouk em Belém do Pará

Pós-graduação lato sensu

Censupeg

FACEL

Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM)

Paula Thais Pelaz da Silva

Música e Sociedade na Pan-Amazônia: a presença do Zouk no Pará Graduanda Universidade do Estado do Pará (UEPA)/Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM)

Virgínia dos Santos Machado

Música e Sociedade na Pan-Amazõnia: a presença do Zouk em Belém do Pará Graduanda Universidade do Estado do Pará (UEPA)/Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM)
Sara Vieira de Oliveira

PIBIC/UEPA: Música e Sociedade na Pan-Amazônia: a presença do Zouk em Belém do Pará

Graduanda Universidade do Estado do Pará (UEPA)/Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM)

Eduardo Assunção Barbosa

Música e Sociedade na Pan-Amazõnia: a presença do Zouk em Belém do Pará Graduação

Universidade do Estado do Pará (UEPA)/Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM)

João Pedro Campelo Ribeiro

Música e Sociedade na Pan-Amazõnia: a presença do Zouk em Belém do Pará

Graduação Universidade do Estado do Pará (UEPA)/Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM)

Ian Silva Nemer Cruz

Música e Sociedade na Pan-Amazõnia: a presença do Zouk em Belém do Pará Graduação Universidade do Estado do Pará (UEPA)/Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM)
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Movimentos Indígenas, Políticas Indigenistas e Indigenismo - LAEPI/Universidade de Brasília   Pós-doutorado Universidade de Brasília

 

Music and Society in The Pan-Amazon

Abstract

This project aims to discuss musical transits in the Pan-Amazon from different perspectives, such as migratory processes and dynamics concerning the transnational musical circulation in the complex cultural scenario of the region. The main goals of the text are: to anchor collaborative and decolonial reflections on music; to welcome research with transversal, transdisciplinary and interdisciplinary approaches on music in societies; and to propose researches on creative practices and contexts of transmission, diffusion and reception of music, as well as reflections on gender and ethnic-racial relations. In this aspect, the relevance of thinking about cultural transitions is observed, in the understanding of the Pará state and Amazon music scene, which reverberate in the notions of public space, trans-territoriality and cultural hybridisms, as well as reflections on gender and race as relevant aspects for the understanding the cultural complexity of the region. In view of the research carried out in the period between 2018 and 2020, we observe discussion axes around aspects of identity and representation in music in the Amazon context, considering factors such as migration and immigration, territorialization, symbolic occupation, aspects in the generational transmission of music in particular contexts, as well as musical transits arising from this panorama. Finally, we highlight the prominence of historical research based on the aspect of representativeness and identity in music, and the importance of studying public and private document collections. This proposal brings together Scientific Initiation, Master's and Doctoral Dissertations whose themes cover the Pan-Amazon scenario under different aspects, thus providing data for reflections on the central issue of the project. We will consider theoretical support related to decolonial thinking in ethnomusicology and the perception of the concept of musical practices, coined by Chada (2012) who understands music as a communicational praxis that goes beyond merely sound production, involving other aspects of culture.

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