Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editoria D
Início do conteúdo da página
Tempo e clima

Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais

XII JORNADA DE ETNOMUSICOLOGIA E X COLÓQUIO AMAZÔNICO DE ETNOMUSICOLOGIA

    ACERVOS MUSICAIS COMUNITÁRIOS E INSTITUCIONAIS   Universidade Federal do Pará Belém – Pará  16 e 17 de setembro de 2025   O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, tem como objetivo principal congregar e apoiar pesquisas, na área de etnomusicologia, realizadas no Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES/UFPA), da Faculdade de Música da UFPA, da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) e na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Seus objetivos específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA e na UEPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Possui como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais locais, regionais, nacionais e internacionais; estabelecer pontes entre a Academia e os Mestres e sabedores musicais do Estado e da Região; além de promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins a área. Entre os eventos realizados pelo LabEtno destaca-se a Jornada de Etnomusicologia, com onze edições realizadas, tendo nove edições casadas com o Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da UEPA. O evento proposto corresponde à XII edição da Jornada de Etnomusicologia e ao X do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, previsto para acontecer em dois dias, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos, nacionais e internacionais, entre outros segmentos, todos estruturados em torno de conferência, mesas, comunicações de pesquisas e apresentações musicai.  A Jornada de Etnomusicologia vem se consolidando como acontecimentos importantes, em nível nacional, da área de Etnomusicologia no Brasil, mesmo tendo sido idealizados, inicialmente, como regionais. Demarcam um diferencial no norte do Brasil, em razão de serem eventos ao mesmo tempo pioneiros, em termos regionais, e de reconhecimento significativo em âmbito nacional, e até mesmo internacional, na área da etnomusicologia. O evento é um espaço de socialização de pesquisas desenvolvidas em segmentos de graduação e pós-graduação em música, assim como se propõem a fomentar a divulgação da produção científica de textos acadêmicos de etnomusicologia e áreas afins nos idiomas português, inglês e espanhol. Ainda, como distintivo de inovação metodológica, considera-se a perspectiva de descolonização do saber, na medida em que se oportuniza tanto o diálogo da Academia com Mestres da cultura quanto abordagens colaborativas no tocante à produção de conhecimento e à permanente reflexão sobre saberes e práticas musicais investigados. Estes vêm contribuindo, sobremaneira, com pesquisas desenvolvidas no LabEtno e nos Grupos de Pesquisa associados, inclusive ministrando disciplinas, palestras e workshops, em parceria com professores da UFPA, UEPA, UFNT, UFMA e UEMA. No que diz respeito à produção científica regional, ressalta-se a relevância da Jornada de Etnomusicologia como meios privilegiados de divulgação, socialização e registro de pesquisas recentes que, além de corroborarem à consolidação da etnomusicologia no Pará e na Amazônia, também corrobora com outras ciências musicais com as quais estabelece interfaces, trazendo à tona discussões contemporâneas de interesse público, tais como a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas, a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais, o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outras que tocam o desenvolvimento do Estado paraense e da região Norte, especialmente em termos culturais, econômicos e sociais. A proposta para a XII Jornada de Etnomusicologia consiste em uma programação contendo uma Conferência de Abertura com convidado internacional, duas Mesas Redondas, Comunicações Orais, Exposição audiovisual e uma Apresentação Artística. A programação ocorrerá, presencialmente, nas dependências do Curso de Licenciatura em Música do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) situado no município de Belém. Promovidos pelo LabEtno e Grupos Associados da UFPA, a XII Jornada de Etnomusicologia  e o X Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, serão apoiados, por vários parceiros internos e externos às duas IES, como a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e pelo Programa de Pós-graduação em Música aprovado pela Capes, em 2023, pioneiro na região Norte brasileira com o Mestrado em Música na modalidade Profissional da Universidade Federal do Pará e o Programa de Pós-graduação em Música na Amazônia (PPGMUSA), na modalidade Acadêmica, da Universidade do Estado do Pará. O eixo norteador para a elaboração da edição de 2025, vincula-se às ideias de Claudio Gnoli (2012) que apresenta três dimensões do conhecimento, a primeira dimensão de ôntica (dos fenômenos em si), a segunda de epistêmica (da maneira como os fenômenos são convertidos em informação) e a terceira de documental (dos portadores formais ou suportes da informação). As três dimensões apresentadas por Claudio Gnoli (2012), tem servido de inspiração para pesquisadores caracterizarem as dimensões do conhecimento musical como 1 - fenômeno musical; 2 - codificação notacional, gravação ou programação; 3 - documento musical físico. Com isso, é possível caracterizar deste modo as três dimensões do conhecimento musical: Dimensão ôntica, Dimensão Epistêmica e Dimensão documental. (Claudio Gnoli, 2012) Dimensão ôntica: o fenômeno musical, constituído pela prática viva da execução musical, por meio da voz humana, de instrumentos musicais e de suas combinações; Dimensão epistêmica: a codificação notacional (por meio da associação, a sinais gráficos, de sons, posições do instrumento, gestos e ações musicais), a gravação sonora (por meio da impressão de sulcos produzidos pela vibração do som, em cilindros e discos, ou sua codificação na configuração de conjuntos de micro partículas de armazenadores de informação) e a programação de instrumentos ou aparelhos sonoros (por meio da configuração de furos ou pinos em suporte rígido, decodificáveis pelos mesmos instrumentos ou aparelhos, sejam eles mecânicos, elétricos ou eletrônicos); esta dimensão também inclui os arquivos eletrônicos ou de informação virtual (musicográfica ou sonora) graváveis, duplicáveis, transmissíveis e capazes de reprodução da mesma configuração de conjuntos de micropartículas que havia nos dispositivos eletrônicos de origem; Dimensão documental: a fixação em suportes físicos - sejam únicos (manuscritos, pinturas, entalhes, etc.) ou múltiplos (impressos em papel, vinil, policarbonato, etc.) – da notação, gravação ou programação da obra, que produz o documento musical, este constituído por três categorias básicas: a) fonte musicográfica (Figura 1), no caso da codificação notacional (partituras ou partes cavadas, partituras em Braille, tablaturas, letras cifradas, gráficos, instruções textuais, etc.); b) fonte fonográfica ou áudio-visual (Figura 2), no caso da codificação do som (cilindros, discos, fitas, discos compactos e dispositivos eletrônicos, como discos rígidos, disquetes, pendrives, etc.); c) fonte de música programada (cilindros com pinos, discos e cartões perfurados). (CLAUDIO GNOLI ,2012, p. 268-275)    O evento tem como objetivo ampliar a compreensão sobre o que constitui um acervo comunitário e institucional, abrangendo obras musicais, a memória de processos artísticos, incluindo instrumentos musicais, áudios, vídeos, imagens, objetos, livros e documentos. Também serão discutidos temas como preservação, pesquisa e difusão dos acervos na/da Amazonia, promovendo debate sobre o gerenciamento e a disponibilização de acervos em plataformas digitais, salientando-se a experiência das instituições e comunidades de salvaguarda de acervos culturais. O evento pretende apresentar e problematizar os desafios que envolvem este tipo de ação, buscando apresentar experiências neste cenário, buscando pensar as interfaces entre a digitalização, o tratamento de dados e a disponibilização de acervos culturais em ambientes presenciais e digitais, em especial no que tange aos desafios da gestão do armazenamento e do acesso, considerando posturas éticas que envolvem a preservação, a propriedade intelectual e o conhecimento tradicional. NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS Os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico da XII Jornada de Etnomusicologia e X Colóquio Amazônico de Etnomusicologia serão publicados em Anais e no formato de artigos científicos. Serão avaliadas submissões não apenas de trabalhos em etnomusicologia, mas em qualquer campo de conhecimento, desde que abranjam a música, obrigatoriamente, como objeto de estudo. Assim, além da etnomusicologia, o evento poderá acolher submissões em educação musical, composição, práticas interpretativas, teoria da música, musicologia, sonologia, musicoterapia, entre outros subcampos musicais, assim como em antropologia (da arte, da dança, cultural, social etc.), sociologia, história, comunicação, geografia, estudos culturais, semiótica, estética, medicina, biologia, ecologia, física, entre outras áreas não musicais cujos trabalhos submetidos deverão possuir a música como objeto de pesquisa e estudo.  Serão aceitos exclusivamente textos inéditos (não apresentados ou publicados em outros eventos, ou em processo de publicação) em português, espanhol e inglês. O processo de seleção ficará a cargo de um Comitê Científico diversificado, contando com integrantes de diferentes regiões do Brasil e do exterior. Cada proposta será encaminhada para a avaliação de dois pareceristas e, em caso de pareceres divergentes, um terceiro parecerista tomará a decisão final sobre sua aprovação. Serão aceitas propostas que resultem de investigação concluída ou em andamento, desde que apresentem resultados parciais consistentes. As propostas poderão ser submetidas em espanhol, português ou inglês, na modalidade de Comunicação de Pesquisa oral presencial ou virtual. O evento ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro de 2025 no formato presencial nas instalações da Faculdade de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA), contudo haverá flexibilização quanto ao formato das comunicações orais.   Cada autor(a) poderá     submeter     apenas     1 trabalho      como autor principal e ilimitados trabalhos como Para a submissão deverá ser enviado um artigo completo contendo: - Título; - Resumo com um máximo de 250 palavras; - Palavras-chaves no máximo 3; - Texto principal com extensão mínima de 2.000 (duas mil) palavras e extensão máxima de 3.000 (três mil) palavras  (sem contar título, resumo, palavras-chaves e referências); - Referências utilizadas no texto; O conteúdo do artigo deve apresentar: - O problema de pesquisa; - Objetivos; - Revisão bibliográfica; - Metodologia; - Principais resultados obtidos ou esperados. O artigo submetido não pode conter identificação dos autores Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês Deverão ser submetidos através do e-mail: coloquiojornada@gmail.com com indicação do título do artigo no assunto do e-mail. No corpo do e-mail deve incluir o(s) nome(s) e e-mail(s) do/da(s) autor(es)/autora(s), afiliação institucional e o formato que deseja comunicar (presencial ou virtual). Deve incluir também uma breve biografia (até 100 palavras) ou o link de acesso do CV Curriculo Lattes atualizado ou ID do Orcid atualizado. As comunicações de pesquisa terão duração máxima de 20 minutos (15 minutos de apresentação e 05 min de debate) e poderão ser apresentadas de forma presencial ou virtual por meio das plataformas do Google meet ou Zoom. Trabalhos com mais de um autor deverão ser apresentados por pelo menos um dos autores. Todos os autores deverão estar inscritos no evento. Os autores receberão a resposta com o parecer através do e-mail usado para a submissão. Os artigos aprovados serão publicados nos anais do evento. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Relevância do trabalho (centralidade na música, atualidade, inovação e contribuição para a área ou as áreas de conhecimento implicadas). Estrutura do trabalho (clareza de objetivos, cumprimento dos objetivos propostos, clareza de exposição, consistência e rigor da argumentação). Qualidade da escrita (normatização, tratamento adequado da linguagem, sequenciamento lógico e encadeamento de ideias). LINKS E ACESSOS ESSENCIAIS: Todas as informações referentes ao evento poderão ser consultadas no site: labetno.ufpa.br  Acesse ao template em português, inglês e espanhol pelo link: https://drive.google.com/drive/folders/1SU7JyQHkARKbLDaDmXzAys7vuIg7xjKw?usp=sharing Inscreva-se no evento pelo link (o evento é gratuito): https://forms.gle/xDygVCGU473njZSg7 PRÊMIO ACADÊMICO LABETNOMUS 2025 - DISTINÇÃO DOS MELHORES TRABALHOS DE PESQUISA Serão conferidas três distinções às apresentações de trabalhos que mais se destacaram pela coesão, originalidade, realização técnica, conteúdo da pesquisa e relação com o tema do evento. A artigo será selecionado pela comissão organizadora a partir das indicações da Comissão Científica e análise da apresentação oral no evento. É importante salientar que as premiações não incluem valores monetários, mas configuram-se como distinções no âmbito do evento.     CRONOGRAMA PRAZOS Lançamento do evento 01/05/2025 Submissão das chamadas de trabalhos 02/05 a 02/06/2025 Avaliação dos trabalhos 03/06 a 15/07/2025 Divulgação dos trabalhos aprovados 04/08/2025 Entrega da versão corrigida dos trabalhos pelos autores (com nome, e-mail e correções solicitadas pelos avaliadores) 18/08/2025 Divulgação detalhada da programação do evento 25/08/2025 Realização do evento  16 e 17/09/2025 Publicação do Anais Até dezembro de 2025         Comissões de trabalho Comissão Organizadora da XII Jornada de Etnomusicologia  Jucélia da Cruz Estumano (EAUFPA)- (Coordenação Geral) Liliam Cristina Barros Cohen (UFPA) Sonia Maria Moras Chada (UFPA) Adriana Clairefont Melo Couceiro (EMUFPA)   Comissão de Comunicação e Divulgação Isis Santos (UFPA) João Santos (UFPA) Raphael Bezerra (UFPA)    Comissão de Produção Artística Saulo Caraveo (EMUFPA)  Ângelo Gustavo Souza (UFPA) Evelyn Silva (UFPA) Isaque Baía (UFPA) Jady Roberta Oliveira (UFPA)  João Santos (UFPA)  Marina Donza (UFPA) Silvo Barbosa (UFPA)   Comissão da Interação Tecnológica Lorena Silva (UFPA) Príamo Brandão (UFPA) Tirsa Moraes (UEPA)   Comissão Secretaria Guilherme Beleza (UFPA)  Nicole Reis (UFPA)   Presidência da Comissão Científica Sonia Maria Moraes Chada (UFPA) Liliam Cristina Barros Cohen (UFPA) Jucélia da Cruz Estumano (EAUFPA) Klênio Jonessy de Medeiros Barros (ESE-PT)   Anais Evelyn Silva (UFPA) Raphael Bezerra (UFPA)   Comissão de Apoio Técnico Aldo Aires (UFPA) André (UFPA) Bruno Palheta (UFPA) Edilson Curuaia (UFPA) Gustavo Saldanha (UFPA) Jefferson (UFPA) Jhon (UFPA) Joliene Nascimento (UFPA) Társila Ataíde (UFPA)   Comissão Científica – Pareceristas  Alfonso Benetti (UA – PT) Daniel Lemos Cerqueira (UFMA) Dora Utermohl de Queiroz (UFC) Fausto Lessa Fernandes Pizzol (UA-PT) Gilda Helena Gomes Maia (UFPA) Guilherme Augusto de Ávila (UFMA) Jorgete Maria Portal Lago (UEPA) Jucélia da Cruz Estumano (EAUFPA) Klênio Jonessy de Medeiros Barros (ESE-PT) Leonardo Pellegrim Sanchez (UFPE) Liliam Cristina Barros Cohen (UFPA) Lucas Wink (ACF-PT) Lucian José de Souza Costa e Costa (UEPA) Luís Bittencourt (UNIR e IPCB-PT) Marcus Fachin Bonilla (UFNT) Paulo Murilo Guerreiro do Amaral (UEPA) Renato Moreira Varoni de Castro (UEMA) Ricieri Carlini Zorzal (UFMA) Rosemara Staub de Barros (UFAM) Samuel Barros (UFMT) Sérgio Ricardo de Godoy Lima (UFPE) Solon Santana Manica (UEMA) Sonia Maria Moraes Chada (UFPA) Tainá Maria Magalhães Façanha (UEPA)  

XI JORNADA DE ETNOMUSICOLOGIA E IX COLÓQUIO AMAZÔNICO DE ETNOMUSICOLOGIA

  NOS ENTRE-LUGARES DA ETNOMUSICOLOGIA Belém – Pará 27, 28 e 29 de outubro de 2024   O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, e o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem como objetivo principal congregar e apoiar pesquisas, na área de etnomusicologia, realizadas no Programa de Pós Graduação em Artes (PPGARTES/UFPA), da Faculdade de Música da UFPA, na Escola de Música da UFPA (EMUFPA), na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) e na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Seus objetivos específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA e na UEPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Possui como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais locais, regionais, nacionais e internacionais; estabelecer pontes entre a Academia e os Mestres e sabedores musicais do Estado e da Região; além de promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins a área. Entre os eventos realizados pelo LabEtno destaca-se a Jornada de Etnomusicologia, com dez edições realizadas, sendo as seis últimas casadas com o Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da UEPA. O evento proposto corresponde à XI edição da Jornada e ao IX do Colóquio, previsto para acontecer em três dias, e conta, em especial, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos, nacionais e internacionais, entre outros segmentos, todos estruturados em torno de conferências, palestras, comunicações de pesquisas, apresentações musicais, debates com Mestras e Mestres da cultura popular, e de trabalhos publicados em Anais. A Jornada e o Colóquio vêm se consolidando como acontecimentos importantes, em nível nacional, da área de Etnomusicologia no Brasil, mesmo tendo sido idealizados, inicialmente, como regionais. A Jornada e o Colóquio demarcam um diferencial no norte do Brasil, em razão de serem eventos ao mesmo tempo pioneiros, em termos regionais, e de reconhecimento significativo em âmbito nacional, e até mesmo internacional, na área da etnomusicologia. Buscam socializar pesquisas desenvolvidas em segmentos de graduação e pós-graduação em música, assim como se propõem a fomentar a divulgação da produção científica de textos acadêmicos de etnomusicologia e áreas afins nos idiomas português, inglês e espanhol. Ainda, como distintivo de inovação metodológica, considera-se a perspectiva de descolonização do saber, na medida em que se oportuniza tanto o diálogo da Academia com Mestres da cultura quanto abordagens colaborativas no tocante à produção de conhecimento e à permanente reflexão sobre saberes e práticas musicais investigados. Estes vêm contribuindo, sobremaneira, com pesquisas desenvolvidas no LabEtno e nos Grupos de Pesquisa associados, inclusive ministrando disciplinas, palestras e workshops, em parceria com professores da UFPA e UEPA. O Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, que nasceu na UEPA, passou a acontecer juntamente com a Jornada de Etnomusicologia, na medida em que o LabEtno se tornou instância agregadora dos Grupos de Pesquisa das duas IES. Assim sendo, o Colóquio se uniu ao perfil e aos propósitos da Jornada de Etnomusicologia mencionados anteriormente. No que diz respeito à produção científica regional, ressalta-se a relevância da Jornada de Etnomusicologia e do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia como meios privilegiados de divulgação, socialização e registro de pesquisas recentes que, além de corroborarem à consolidação, no Pará e na Amazônia, da etnomusicologia e de outras ciências musicais com as quais estabelece interfaces, trazem à tona discussões contemporâneas de interesse público, tais como a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas, a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais, o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outras que tocam o desenvolvimento do Estado paraense e da região Norte, especialmente em termos culturais, econômicos e sociais. A proposta para a XI Jornada e o IX Colóquio consiste em uma programação online composta por uma Conferência de Abertura, uma Roda de Conversa, quatro Vídeos Cast., Comunicações Orais selecionadas por membros de um Comitê Científico de abrangência pelo menos nacional e três Apresentações Artísticas de práticas musicais amazônicas. Além disso, um diferencial desta edição será o primeiro dia de evento com uma programação dedicada ao Labetno de Portas Abertas, atividade presencial que ocorrerá no primeiro dia da XI Jornada e IX Colóquio. O primeiro dia de evento, 27 de outubro, será totalmente presencial e os demais, 28 e 29 de outubro, totalmente online, podendo ser acompanhando no Canal Etnomusicologia UFPA no YouTube. Promovidos pelo LabEtno e Grupos Associados da UFPA e UEPA, a XI Jornada de Etnomusicologia e o IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia serão apoiados, entre vários parceiros internos e externos às duas IES, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), e também por dois novos Programas de Pós-graduação em Música aprovados pela Capes, em 2023, ambos pioneiros na região Norte brasileira: na UFPA, um Mestrado em Música na modalidade Profissional (PROFMUS), e, na UEPA, o Programa de Pós-graduação em Música na Amazônia (PPGMUSA), na modalidade Acadêmica. O conhecimento etnomusicológico produzido pelo LabEtno e Grupos de Pesquisa associados são desenvolvidos ora nos entre-lugares disciplinares, ora com as pessoas que se encontram nos entre-lugares institucionais, neste caso sujeitos e coletividades que dialogam com a academia e, também, com pessoas que se encontram em ambos os contextos, isto é, dentro e fora das Universidades. Quer-se, “Nos entre-lugares da etnomusicologia”, discutir e tensionar o trabalho fronteiriço da etnomusicologia inserido nas relações transdisciplinares da produção de conhecimento, bem como em espaços de negociação entre os saberes e os seus produtores, como também na difusão alargada de saberes sobre música nas sociedades. Assim, para além de pensar os lugares de produção de conhecimento, propõe-se pensar as relações e negociações que emergem nas fronteiras dessa produção.   CHAMADA DE TRABALHOS Os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico da XI Jornada de Etnomusicologia e do IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia serão publicados em Anais e no formato de artigos científicos. Serão avaliadas submissões não apenas de trabalhos em etnomusicologia, mas em qualquer campo de conhecimento, desde que abranjam a música, obrigatoriamente, como objeto de estudo. Assim, além da etnomusicologia, o evento poderá acolher submissões em educação musical, composição, práticas interpretativas, teoria da música, musicologia, sonologia, musicoterapia, entre outros subcampos musicais, assim como em antropologia (da arte, da dança, cultural, social etc.), sociologia, história, comunicação, geografia, estudos culturais, semiótica, estética, medicina, biologia, ecologia, física, entre outras áreas não musicais cujos trabalhos submetidos deverão possuir a música como objeto de pesquisa e estudo.  Serão aceitos exclusivamente textos inéditos (não apresentados ou publicados em outros eventos, ou em processo de publicação) em português, espanhol e inglês. O processo de seleção ficará a cargo de um Comitê Científico diversificado, contando com integrantes de diferentes regiões do Brasil, e até mesmo do exterior. Cada proposta será encaminhada para a avaliação de dois pareceristas e, em caso de pareceres divergentes, um terceiro parecerista tomará a decisão final sobre sua aprovação.   Serão critérios de avaliação: - Relevância do trabalho (centralidade na música, atualidade, inovação e contribuição para a área ou as áreas de conhecimento implicadas). - Estrutura do trabalho (clareza de objetivos, cumprimento dos objetivos propostos, clareza de exposição, consistência e rigor da argumentação). - Qualidade da escrita (normatização, tratamento adequado da linguagem, sequenciamento lógico e encadeamento de ideias).  Os trabalhos serão recebidos e encaminhados a pareceristas convidados.  A submissão deverá ser encaminhada para o e-mail coloquiojornada@gmail.com  Template em português  Template em inglês  Template em espanhol    CRONOGRAMA    CRONOGRAMA PRAZOS Lançamento do evento 20/06/2024 Submissão das chamadas de trabalhos 21/06 a 31/07/2024 Avaliação dos trabalhos (primeira etapa) 06 a 26/08/2024 Avaliação dos trabalhos (segunda etapa) 27/08 a 05/09/2024 Divulgação dos trabalhos aprovados 09/09/2024 Divulgação detalhada da programação do evento 01/10/2024 Entrega, por parte dos autores, da versão final dos trabalhos (a serem publicados nos anais do evento) 15/10/2024 Realização do evento 27, 28 e 29/10/2024    Comissões de trabalho  Comissão Organizadora da XI Jornada de Etnomusicologia, IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia Tainá Maria Magalhães Façanha (Coordenação Geral) Sonia Maria Moraes Chada Liliam Cristina Barros Cohen Adriana Clairefont Melo Couceiro Jucélia da Cruz Estumano Jorgete Maria Portal Lago Paulo Murilo Guerreiro do Moraes Marcus Facchin Bonilla Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves Moraes   Comissão de Comunicação e Divulgação Raphael Bezerra João Santos Saulo Caraveo   Comissão de Produção Artística Anielson Costa Ferreira  Rodrigo Ramos Marcelo Cardoso Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves Moraes Jucélia Estumano Angelo Gustavo Jady Roberta Oliveira   Comissão da Interação Tecnológica Evelyn Silva Isaque Baía Paula Thaís Pelaez   Coordenadoria Administrativa Adriana Melo Couceiro   Presidência da Comissão Científica Marcus Facchin Bonilla (UFNT) Jorgete Maria Portal Lago (UEPA\GEMAM) Jucélia da Cruz Estumano (UFPA/UDESC)

chapéu por título alternativo

Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais

Módulo de manchete lateral

Tempo e clima

Ministério inaugura radar meteorológico em Natal (RN)

Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais

XII JORNADA DE ETNOMUSICOLOGIA E X COLÓQUIO AMAZÔNICO DE ETNOMUSICOLOGIA

    ACERVOS MUSICAIS COMUNITÁRIOS E INSTITUCIONAIS   Universidade Federal do Pará Belém – Pará  16 e 17 de setembro de 2025   O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, tem como objetivo principal congregar e apoiar pesquisas, na área de etnomusicologia, realizadas no Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES/UFPA), da Faculdade de Música da UFPA, da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) e na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Seus objetivos específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA e na UEPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Possui como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais locais, regionais, nacionais e internacionais; estabelecer pontes entre a Academia e os Mestres e sabedores musicais do Estado e da Região; além de promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins a área. Entre os eventos realizados pelo LabEtno destaca-se a Jornada de Etnomusicologia, com onze edições realizadas, tendo nove edições casadas com o Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da UEPA. O evento proposto corresponde à XII edição da Jornada de Etnomusicologia e ao X do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, previsto para acontecer em dois dias, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos, nacionais e internacionais, entre outros segmentos, todos estruturados em torno de conferência, mesas, comunicações de pesquisas e apresentações musicai.  A Jornada de Etnomusicologia vem se consolidando como acontecimentos importantes, em nível nacional, da área de Etnomusicologia no Brasil, mesmo tendo sido idealizados, inicialmente, como regionais. Demarcam um diferencial no norte do Brasil, em razão de serem eventos ao mesmo tempo pioneiros, em termos regionais, e de reconhecimento significativo em âmbito nacional, e até mesmo internacional, na área da etnomusicologia. O evento é um espaço de socialização de pesquisas desenvolvidas em segmentos de graduação e pós-graduação em música, assim como se propõem a fomentar a divulgação da produção científica de textos acadêmicos de etnomusicologia e áreas afins nos idiomas português, inglês e espanhol. Ainda, como distintivo de inovação metodológica, considera-se a perspectiva de descolonização do saber, na medida em que se oportuniza tanto o diálogo da Academia com Mestres da cultura quanto abordagens colaborativas no tocante à produção de conhecimento e à permanente reflexão sobre saberes e práticas musicais investigados. Estes vêm contribuindo, sobremaneira, com pesquisas desenvolvidas no LabEtno e nos Grupos de Pesquisa associados, inclusive ministrando disciplinas, palestras e workshops, em parceria com professores da UFPA, UEPA, UFNT, UFMA e UEMA. No que diz respeito à produção científica regional, ressalta-se a relevância da Jornada de Etnomusicologia como meios privilegiados de divulgação, socialização e registro de pesquisas recentes que, além de corroborarem à consolidação da etnomusicologia no Pará e na Amazônia, também corrobora com outras ciências musicais com as quais estabelece interfaces, trazendo à tona discussões contemporâneas de interesse público, tais como a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas, a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais, o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outras que tocam o desenvolvimento do Estado paraense e da região Norte, especialmente em termos culturais, econômicos e sociais. A proposta para a XII Jornada de Etnomusicologia consiste em uma programação contendo uma Conferência de Abertura com convidado internacional, duas Mesas Redondas, Comunicações Orais, Exposição audiovisual e uma Apresentação Artística. A programação ocorrerá, presencialmente, nas dependências do Curso de Licenciatura em Música do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) situado no município de Belém. Promovidos pelo LabEtno e Grupos Associados da UFPA, a XII Jornada de Etnomusicologia  e o X Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, serão apoiados, por vários parceiros internos e externos às duas IES, como a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e pelo Programa de Pós-graduação em Música aprovado pela Capes, em 2023, pioneiro na região Norte brasileira com o Mestrado em Música na modalidade Profissional da Universidade Federal do Pará e o Programa de Pós-graduação em Música na Amazônia (PPGMUSA), na modalidade Acadêmica, da Universidade do Estado do Pará. O eixo norteador para a elaboração da edição de 2025, vincula-se às ideias de Claudio Gnoli (2012) que apresenta três dimensões do conhecimento, a primeira dimensão de ôntica (dos fenômenos em si), a segunda de epistêmica (da maneira como os fenômenos são convertidos em informação) e a terceira de documental (dos portadores formais ou suportes da informação). As três dimensões apresentadas por Claudio Gnoli (2012), tem servido de inspiração para pesquisadores caracterizarem as dimensões do conhecimento musical como 1 - fenômeno musical; 2 - codificação notacional, gravação ou programação; 3 - documento musical físico. Com isso, é possível caracterizar deste modo as três dimensões do conhecimento musical: Dimensão ôntica, Dimensão Epistêmica e Dimensão documental. (Claudio Gnoli, 2012) Dimensão ôntica: o fenômeno musical, constituído pela prática viva da execução musical, por meio da voz humana, de instrumentos musicais e de suas combinações; Dimensão epistêmica: a codificação notacional (por meio da associação, a sinais gráficos, de sons, posições do instrumento, gestos e ações musicais), a gravação sonora (por meio da impressão de sulcos produzidos pela vibração do som, em cilindros e discos, ou sua codificação na configuração de conjuntos de micro partículas de armazenadores de informação) e a programação de instrumentos ou aparelhos sonoros (por meio da configuração de furos ou pinos em suporte rígido, decodificáveis pelos mesmos instrumentos ou aparelhos, sejam eles mecânicos, elétricos ou eletrônicos); esta dimensão também inclui os arquivos eletrônicos ou de informação virtual (musicográfica ou sonora) graváveis, duplicáveis, transmissíveis e capazes de reprodução da mesma configuração de conjuntos de micropartículas que havia nos dispositivos eletrônicos de origem; Dimensão documental: a fixação em suportes físicos - sejam únicos (manuscritos, pinturas, entalhes, etc.) ou múltiplos (impressos em papel, vinil, policarbonato, etc.) – da notação, gravação ou programação da obra, que produz o documento musical, este constituído por três categorias básicas: a) fonte musicográfica (Figura 1), no caso da codificação notacional (partituras ou partes cavadas, partituras em Braille, tablaturas, letras cifradas, gráficos, instruções textuais, etc.); b) fonte fonográfica ou áudio-visual (Figura 2), no caso da codificação do som (cilindros, discos, fitas, discos compactos e dispositivos eletrônicos, como discos rígidos, disquetes, pendrives, etc.); c) fonte de música programada (cilindros com pinos, discos e cartões perfurados). (CLAUDIO GNOLI ,2012, p. 268-275)    O evento tem como objetivo ampliar a compreensão sobre o que constitui um acervo comunitário e institucional, abrangendo obras musicais, a memória de processos artísticos, incluindo instrumentos musicais, áudios, vídeos, imagens, objetos, livros e documentos. Também serão discutidos temas como preservação, pesquisa e difusão dos acervos na/da Amazonia, promovendo debate sobre o gerenciamento e a disponibilização de acervos em plataformas digitais, salientando-se a experiência das instituições e comunidades de salvaguarda de acervos culturais. O evento pretende apresentar e problematizar os desafios que envolvem este tipo de ação, buscando apresentar experiências neste cenário, buscando pensar as interfaces entre a digitalização, o tratamento de dados e a disponibilização de acervos culturais em ambientes presenciais e digitais, em especial no que tange aos desafios da gestão do armazenamento e do acesso, considerando posturas éticas que envolvem a preservação, a propriedade intelectual e o conhecimento tradicional. NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS Os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico da XII Jornada de Etnomusicologia e X Colóquio Amazônico de Etnomusicologia serão publicados em Anais e no formato de artigos científicos. Serão avaliadas submissões não apenas de trabalhos em etnomusicologia, mas em qualquer campo de conhecimento, desde que abranjam a música, obrigatoriamente, como objeto de estudo. Assim, além da etnomusicologia, o evento poderá acolher submissões em educação musical, composição, práticas interpretativas, teoria da música, musicologia, sonologia, musicoterapia, entre outros subcampos musicais, assim como em antropologia (da arte, da dança, cultural, social etc.), sociologia, história, comunicação, geografia, estudos culturais, semiótica, estética, medicina, biologia, ecologia, física, entre outras áreas não musicais cujos trabalhos submetidos deverão possuir a música como objeto de pesquisa e estudo.  Serão aceitos exclusivamente textos inéditos (não apresentados ou publicados em outros eventos, ou em processo de publicação) em português, espanhol e inglês. O processo de seleção ficará a cargo de um Comitê Científico diversificado, contando com integrantes de diferentes regiões do Brasil e do exterior. Cada proposta será encaminhada para a avaliação de dois pareceristas e, em caso de pareceres divergentes, um terceiro parecerista tomará a decisão final sobre sua aprovação. Serão aceitas propostas que resultem de investigação concluída ou em andamento, desde que apresentem resultados parciais consistentes. As propostas poderão ser submetidas em espanhol, português ou inglês, na modalidade de Comunicação de Pesquisa oral presencial ou virtual. O evento ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro de 2025 no formato presencial nas instalações da Faculdade de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA), contudo haverá flexibilização quanto ao formato das comunicações orais.   Cada autor(a) poderá     submeter     apenas     1 trabalho      como autor principal e ilimitados trabalhos como Para a submissão deverá ser enviado um artigo completo contendo: - Título; - Resumo com um máximo de 250 palavras; - Palavras-chaves no máximo 3; - Texto principal com extensão mínima de 2.000 (duas mil) palavras e extensão máxima de 3.000 (três mil) palavras  (sem contar título, resumo, palavras-chaves e referências); - Referências utilizadas no texto; O conteúdo do artigo deve apresentar: - O problema de pesquisa; - Objetivos; - Revisão bibliográfica; - Metodologia; - Principais resultados obtidos ou esperados. O artigo submetido não pode conter identificação dos autores Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês Deverão ser submetidos através do e-mail: coloquiojornada@gmail.com com indicação do título do artigo no assunto do e-mail. No corpo do e-mail deve incluir o(s) nome(s) e e-mail(s) do/da(s) autor(es)/autora(s), afiliação institucional e o formato que deseja comunicar (presencial ou virtual). Deve incluir também uma breve biografia (até 100 palavras) ou o link de acesso do CV Curriculo Lattes atualizado ou ID do Orcid atualizado. As comunicações de pesquisa terão duração máxima de 20 minutos (15 minutos de apresentação e 05 min de debate) e poderão ser apresentadas de forma presencial ou virtual por meio das plataformas do Google meet ou Zoom. Trabalhos com mais de um autor deverão ser apresentados por pelo menos um dos autores. Todos os autores deverão estar inscritos no evento. Os autores receberão a resposta com o parecer através do e-mail usado para a submissão. Os artigos aprovados serão publicados nos anais do evento. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Relevância do trabalho (centralidade na música, atualidade, inovação e contribuição para a área ou as áreas de conhecimento implicadas). Estrutura do trabalho (clareza de objetivos, cumprimento dos objetivos propostos, clareza de exposição, consistência e rigor da argumentação). Qualidade da escrita (normatização, tratamento adequado da linguagem, sequenciamento lógico e encadeamento de ideias). LINKS E ACESSOS ESSENCIAIS: Todas as informações referentes ao evento poderão ser consultadas no site: labetno.ufpa.br  Acesse ao template em português, inglês e espanhol pelo link: https://drive.google.com/drive/folders/1SU7JyQHkARKbLDaDmXzAys7vuIg7xjKw?usp=sharing Inscreva-se no evento pelo link (o evento é gratuito): https://forms.gle/xDygVCGU473njZSg7 PRÊMIO ACADÊMICO LABETNOMUS 2025 - DISTINÇÃO DOS MELHORES TRABALHOS DE PESQUISA Serão conferidas três distinções às apresentações de trabalhos que mais se destacaram pela coesão, originalidade, realização técnica, conteúdo da pesquisa e relação com o tema do evento. A artigo será selecionado pela comissão organizadora a partir das indicações da Comissão Científica e análise da apresentação oral no evento. É importante salientar que as premiações não incluem valores monetários, mas configuram-se como distinções no âmbito do evento.     CRONOGRAMA PRAZOS Lançamento do evento 01/05/2025 Submissão das chamadas de trabalhos 02/05 a 02/06/2025 Avaliação dos trabalhos 03/06 a 15/07/2025 Divulgação dos trabalhos aprovados 04/08/2025 Entrega da versão corrigida dos trabalhos pelos autores (com nome, e-mail e correções solicitadas pelos avaliadores) 18/08/2025 Divulgação detalhada da programação do evento 25/08/2025 Realização do evento  16 e 17/09/2025 Publicação do Anais Até dezembro de 2025         Comissões de trabalho Comissão Organizadora da XII Jornada de Etnomusicologia  Jucélia da Cruz Estumano (EAUFPA)- (Coordenação Geral) Liliam Cristina Barros Cohen (UFPA) Sonia Maria Moras Chada (UFPA) Adriana Clairefont Melo Couceiro (EMUFPA)   Comissão de Comunicação e Divulgação Isis Santos (UFPA) João Santos (UFPA) Raphael Bezerra (UFPA)    Comissão de Produção Artística Saulo Caraveo (EMUFPA)  Ângelo Gustavo Souza (UFPA) Evelyn Silva (UFPA) Isaque Baía (UFPA) Jady Roberta Oliveira (UFPA)  João Santos (UFPA)  Marina Donza (UFPA) Silvo Barbosa (UFPA)   Comissão da Interação Tecnológica Lorena Silva (UFPA) Príamo Brandão (UFPA) Tirsa Moraes (UEPA)   Comissão Secretaria Guilherme Beleza (UFPA)  Nicole Reis (UFPA)   Presidência da Comissão Científica Sonia Maria Moraes Chada (UFPA) Liliam Cristina Barros Cohen (UFPA) Jucélia da Cruz Estumano (EAUFPA) Klênio Jonessy de Medeiros Barros (ESE-PT)   Anais Evelyn Silva (UFPA) Raphael Bezerra (UFPA)   Comissão de Apoio Técnico Aldo Aires (UFPA) André (UFPA) Bruno Palheta (UFPA) Edilson Curuaia (UFPA) Gustavo Saldanha (UFPA) Jefferson (UFPA) Jhon (UFPA) Joliene Nascimento (UFPA) Társila Ataíde (UFPA)   Comissão Científica – Pareceristas  Alfonso Benetti (UA – PT) Daniel Lemos Cerqueira (UFMA) Dora Utermohl de Queiroz (UFC) Fausto Lessa Fernandes Pizzol (UA-PT) Gilda Helena Gomes Maia (UFPA) Guilherme Augusto de Ávila (UFMA) Jorgete Maria Portal Lago (UEPA) Jucélia da Cruz Estumano (EAUFPA) Klênio Jonessy de Medeiros Barros (ESE-PT) Leonardo Pellegrim Sanchez (UFPE) Liliam Cristina Barros Cohen (UFPA) Lucas Wink (ACF-PT) Lucian José de Souza Costa e Costa (UEPA) Luís Bittencourt (UNIR e IPCB-PT) Marcus Fachin Bonilla (UFNT) Paulo Murilo Guerreiro do Amaral (UEPA) Renato Moreira Varoni de Castro (UEMA) Ricieri Carlini Zorzal (UFMA) Rosemara Staub de Barros (UFAM) Samuel Barros (UFMT) Sérgio Ricardo de Godoy Lima (UFPE) Solon Santana Manica (UEMA) Sonia Maria Moraes Chada (UFPA) Tainá Maria Magalhães Façanha (UEPA)  

XI JORNADA DE ETNOMUSICOLOGIA E IX COLÓQUIO AMAZÔNICO DE ETNOMUSICOLOGIA

  NOS ENTRE-LUGARES DA ETNOMUSICOLOGIA Belém – Pará 27, 28 e 29 de outubro de 2024   O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, e o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem como objetivo principal congregar e apoiar pesquisas, na área de etnomusicologia, realizadas no Programa de Pós Graduação em Artes (PPGARTES/UFPA), da Faculdade de Música da UFPA, na Escola de Música da UFPA (EMUFPA), na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) e na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Seus objetivos específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA e na UEPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Possui como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais locais, regionais, nacionais e internacionais; estabelecer pontes entre a Academia e os Mestres e sabedores musicais do Estado e da Região; além de promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins a área. Entre os eventos realizados pelo LabEtno destaca-se a Jornada de Etnomusicologia, com dez edições realizadas, sendo as seis últimas casadas com o Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da UEPA. O evento proposto corresponde à XI edição da Jornada e ao IX do Colóquio, previsto para acontecer em três dias, e conta, em especial, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos, nacionais e internacionais, entre outros segmentos, todos estruturados em torno de conferências, palestras, comunicações de pesquisas, apresentações musicais, debates com Mestras e Mestres da cultura popular, e de trabalhos publicados em Anais. A Jornada e o Colóquio vêm se consolidando como acontecimentos importantes, em nível nacional, da área de Etnomusicologia no Brasil, mesmo tendo sido idealizados, inicialmente, como regionais. A Jornada e o Colóquio demarcam um diferencial no norte do Brasil, em razão de serem eventos ao mesmo tempo pioneiros, em termos regionais, e de reconhecimento significativo em âmbito nacional, e até mesmo internacional, na área da etnomusicologia. Buscam socializar pesquisas desenvolvidas em segmentos de graduação e pós-graduação em música, assim como se propõem a fomentar a divulgação da produção científica de textos acadêmicos de etnomusicologia e áreas afins nos idiomas português, inglês e espanhol. Ainda, como distintivo de inovação metodológica, considera-se a perspectiva de descolonização do saber, na medida em que se oportuniza tanto o diálogo da Academia com Mestres da cultura quanto abordagens colaborativas no tocante à produção de conhecimento e à permanente reflexão sobre saberes e práticas musicais investigados. Estes vêm contribuindo, sobremaneira, com pesquisas desenvolvidas no LabEtno e nos Grupos de Pesquisa associados, inclusive ministrando disciplinas, palestras e workshops, em parceria com professores da UFPA e UEPA. O Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, que nasceu na UEPA, passou a acontecer juntamente com a Jornada de Etnomusicologia, na medida em que o LabEtno se tornou instância agregadora dos Grupos de Pesquisa das duas IES. Assim sendo, o Colóquio se uniu ao perfil e aos propósitos da Jornada de Etnomusicologia mencionados anteriormente. No que diz respeito à produção científica regional, ressalta-se a relevância da Jornada de Etnomusicologia e do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia como meios privilegiados de divulgação, socialização e registro de pesquisas recentes que, além de corroborarem à consolidação, no Pará e na Amazônia, da etnomusicologia e de outras ciências musicais com as quais estabelece interfaces, trazem à tona discussões contemporâneas de interesse público, tais como a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas, a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais, o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outras que tocam o desenvolvimento do Estado paraense e da região Norte, especialmente em termos culturais, econômicos e sociais. A proposta para a XI Jornada e o IX Colóquio consiste em uma programação online composta por uma Conferência de Abertura, uma Roda de Conversa, quatro Vídeos Cast., Comunicações Orais selecionadas por membros de um Comitê Científico de abrangência pelo menos nacional e três Apresentações Artísticas de práticas musicais amazônicas. Além disso, um diferencial desta edição será o primeiro dia de evento com uma programação dedicada ao Labetno de Portas Abertas, atividade presencial que ocorrerá no primeiro dia da XI Jornada e IX Colóquio. O primeiro dia de evento, 27 de outubro, será totalmente presencial e os demais, 28 e 29 de outubro, totalmente online, podendo ser acompanhando no Canal Etnomusicologia UFPA no YouTube. Promovidos pelo LabEtno e Grupos Associados da UFPA e UEPA, a XI Jornada de Etnomusicologia e o IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia serão apoiados, entre vários parceiros internos e externos às duas IES, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), e também por dois novos Programas de Pós-graduação em Música aprovados pela Capes, em 2023, ambos pioneiros na região Norte brasileira: na UFPA, um Mestrado em Música na modalidade Profissional (PROFMUS), e, na UEPA, o Programa de Pós-graduação em Música na Amazônia (PPGMUSA), na modalidade Acadêmica. O conhecimento etnomusicológico produzido pelo LabEtno e Grupos de Pesquisa associados são desenvolvidos ora nos entre-lugares disciplinares, ora com as pessoas que se encontram nos entre-lugares institucionais, neste caso sujeitos e coletividades que dialogam com a academia e, também, com pessoas que se encontram em ambos os contextos, isto é, dentro e fora das Universidades. Quer-se, “Nos entre-lugares da etnomusicologia”, discutir e tensionar o trabalho fronteiriço da etnomusicologia inserido nas relações transdisciplinares da produção de conhecimento, bem como em espaços de negociação entre os saberes e os seus produtores, como também na difusão alargada de saberes sobre música nas sociedades. Assim, para além de pensar os lugares de produção de conhecimento, propõe-se pensar as relações e negociações que emergem nas fronteiras dessa produção.   CHAMADA DE TRABALHOS Os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico da XI Jornada de Etnomusicologia e do IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia serão publicados em Anais e no formato de artigos científicos. Serão avaliadas submissões não apenas de trabalhos em etnomusicologia, mas em qualquer campo de conhecimento, desde que abranjam a música, obrigatoriamente, como objeto de estudo. Assim, além da etnomusicologia, o evento poderá acolher submissões em educação musical, composição, práticas interpretativas, teoria da música, musicologia, sonologia, musicoterapia, entre outros subcampos musicais, assim como em antropologia (da arte, da dança, cultural, social etc.), sociologia, história, comunicação, geografia, estudos culturais, semiótica, estética, medicina, biologia, ecologia, física, entre outras áreas não musicais cujos trabalhos submetidos deverão possuir a música como objeto de pesquisa e estudo.  Serão aceitos exclusivamente textos inéditos (não apresentados ou publicados em outros eventos, ou em processo de publicação) em português, espanhol e inglês. O processo de seleção ficará a cargo de um Comitê Científico diversificado, contando com integrantes de diferentes regiões do Brasil, e até mesmo do exterior. Cada proposta será encaminhada para a avaliação de dois pareceristas e, em caso de pareceres divergentes, um terceiro parecerista tomará a decisão final sobre sua aprovação.   Serão critérios de avaliação: - Relevância do trabalho (centralidade na música, atualidade, inovação e contribuição para a área ou as áreas de conhecimento implicadas). - Estrutura do trabalho (clareza de objetivos, cumprimento dos objetivos propostos, clareza de exposição, consistência e rigor da argumentação). - Qualidade da escrita (normatização, tratamento adequado da linguagem, sequenciamento lógico e encadeamento de ideias).  Os trabalhos serão recebidos e encaminhados a pareceristas convidados.  A submissão deverá ser encaminhada para o e-mail coloquiojornada@gmail.com  Template em português  Template em inglês  Template em espanhol    CRONOGRAMA    CRONOGRAMA PRAZOS Lançamento do evento 20/06/2024 Submissão das chamadas de trabalhos 21/06 a 31/07/2024 Avaliação dos trabalhos (primeira etapa) 06 a 26/08/2024 Avaliação dos trabalhos (segunda etapa) 27/08 a 05/09/2024 Divulgação dos trabalhos aprovados 09/09/2024 Divulgação detalhada da programação do evento 01/10/2024 Entrega, por parte dos autores, da versão final dos trabalhos (a serem publicados nos anais do evento) 15/10/2024 Realização do evento 27, 28 e 29/10/2024    Comissões de trabalho  Comissão Organizadora da XI Jornada de Etnomusicologia, IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia Tainá Maria Magalhães Façanha (Coordenação Geral) Sonia Maria Moraes Chada Liliam Cristina Barros Cohen Adriana Clairefont Melo Couceiro Jucélia da Cruz Estumano Jorgete Maria Portal Lago Paulo Murilo Guerreiro do Moraes Marcus Facchin Bonilla Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves Moraes   Comissão de Comunicação e Divulgação Raphael Bezerra João Santos Saulo Caraveo   Comissão de Produção Artística Anielson Costa Ferreira  Rodrigo Ramos Marcelo Cardoso Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves Moraes Jucélia Estumano Angelo Gustavo Jady Roberta Oliveira   Comissão da Interação Tecnológica Evelyn Silva Isaque Baía Paula Thaís Pelaez   Coordenadoria Administrativa Adriana Melo Couceiro   Presidência da Comissão Científica Marcus Facchin Bonilla (UFNT) Jorgete Maria Portal Lago (UEPA\GEMAM) Jucélia da Cruz Estumano (UFPA/UDESC)

Módulo de manchete lateral - outro exemplo

Ministério inaugura radar meteorológico em Natal (RN)

Aparelho atenderá a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais

XII JORNADA DE ETNOMUSICOLOGIA E X COLÓQUIO AMAZÔNICO DE ETNOMUSICOLOGIA

    ACERVOS MUSICAIS COMUNITÁRIOS E INSTITUCIONAIS   Universidade Federal do Pará Belém – Pará  16 e 17 de setembro de 2025   O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, tem como objetivo principal congregar e apoiar pesquisas, na área de etnomusicologia, realizadas no Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES/UFPA), da Faculdade de Música da UFPA, da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) e na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Seus objetivos específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA e na UEPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Possui como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais locais, regionais, nacionais e internacionais; estabelecer pontes entre a Academia e os Mestres e sabedores musicais do Estado e da Região; além de promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins a área. Entre os eventos realizados pelo LabEtno destaca-se a Jornada de Etnomusicologia, com onze edições realizadas, tendo nove edições casadas com o Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da UEPA. O evento proposto corresponde à XII edição da Jornada de Etnomusicologia e ao X do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, previsto para acontecer em dois dias, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos, nacionais e internacionais, entre outros segmentos, todos estruturados em torno de conferência, mesas, comunicações de pesquisas e apresentações musicai.  A Jornada de Etnomusicologia vem se consolidando como acontecimentos importantes, em nível nacional, da área de Etnomusicologia no Brasil, mesmo tendo sido idealizados, inicialmente, como regionais. Demarcam um diferencial no norte do Brasil, em razão de serem eventos ao mesmo tempo pioneiros, em termos regionais, e de reconhecimento significativo em âmbito nacional, e até mesmo internacional, na área da etnomusicologia. O evento é um espaço de socialização de pesquisas desenvolvidas em segmentos de graduação e pós-graduação em música, assim como se propõem a fomentar a divulgação da produção científica de textos acadêmicos de etnomusicologia e áreas afins nos idiomas português, inglês e espanhol. Ainda, como distintivo de inovação metodológica, considera-se a perspectiva de descolonização do saber, na medida em que se oportuniza tanto o diálogo da Academia com Mestres da cultura quanto abordagens colaborativas no tocante à produção de conhecimento e à permanente reflexão sobre saberes e práticas musicais investigados. Estes vêm contribuindo, sobremaneira, com pesquisas desenvolvidas no LabEtno e nos Grupos de Pesquisa associados, inclusive ministrando disciplinas, palestras e workshops, em parceria com professores da UFPA, UEPA, UFNT, UFMA e UEMA. No que diz respeito à produção científica regional, ressalta-se a relevância da Jornada de Etnomusicologia como meios privilegiados de divulgação, socialização e registro de pesquisas recentes que, além de corroborarem à consolidação da etnomusicologia no Pará e na Amazônia, também corrobora com outras ciências musicais com as quais estabelece interfaces, trazendo à tona discussões contemporâneas de interesse público, tais como a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas, a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais, o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outras que tocam o desenvolvimento do Estado paraense e da região Norte, especialmente em termos culturais, econômicos e sociais. A proposta para a XII Jornada de Etnomusicologia consiste em uma programação contendo uma Conferência de Abertura com convidado internacional, duas Mesas Redondas, Comunicações Orais, Exposição audiovisual e uma Apresentação Artística. A programação ocorrerá, presencialmente, nas dependências do Curso de Licenciatura em Música do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) situado no município de Belém. Promovidos pelo LabEtno e Grupos Associados da UFPA, a XII Jornada de Etnomusicologia  e o X Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, serão apoiados, por vários parceiros internos e externos às duas IES, como a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e pelo Programa de Pós-graduação em Música aprovado pela Capes, em 2023, pioneiro na região Norte brasileira com o Mestrado em Música na modalidade Profissional da Universidade Federal do Pará e o Programa de Pós-graduação em Música na Amazônia (PPGMUSA), na modalidade Acadêmica, da Universidade do Estado do Pará. O eixo norteador para a elaboração da edição de 2025, vincula-se às ideias de Claudio Gnoli (2012) que apresenta três dimensões do conhecimento, a primeira dimensão de ôntica (dos fenômenos em si), a segunda de epistêmica (da maneira como os fenômenos são convertidos em informação) e a terceira de documental (dos portadores formais ou suportes da informação). As três dimensões apresentadas por Claudio Gnoli (2012), tem servido de inspiração para pesquisadores caracterizarem as dimensões do conhecimento musical como 1 - fenômeno musical; 2 - codificação notacional, gravação ou programação; 3 - documento musical físico. Com isso, é possível caracterizar deste modo as três dimensões do conhecimento musical: Dimensão ôntica, Dimensão Epistêmica e Dimensão documental. (Claudio Gnoli, 2012) Dimensão ôntica: o fenômeno musical, constituído pela prática viva da execução musical, por meio da voz humana, de instrumentos musicais e de suas combinações; Dimensão epistêmica: a codificação notacional (por meio da associação, a sinais gráficos, de sons, posições do instrumento, gestos e ações musicais), a gravação sonora (por meio da impressão de sulcos produzidos pela vibração do som, em cilindros e discos, ou sua codificação na configuração de conjuntos de micro partículas de armazenadores de informação) e a programação de instrumentos ou aparelhos sonoros (por meio da configuração de furos ou pinos em suporte rígido, decodificáveis pelos mesmos instrumentos ou aparelhos, sejam eles mecânicos, elétricos ou eletrônicos); esta dimensão também inclui os arquivos eletrônicos ou de informação virtual (musicográfica ou sonora) graváveis, duplicáveis, transmissíveis e capazes de reprodução da mesma configuração de conjuntos de micropartículas que havia nos dispositivos eletrônicos de origem; Dimensão documental: a fixação em suportes físicos - sejam únicos (manuscritos, pinturas, entalhes, etc.) ou múltiplos (impressos em papel, vinil, policarbonato, etc.) – da notação, gravação ou programação da obra, que produz o documento musical, este constituído por três categorias básicas: a) fonte musicográfica (Figura 1), no caso da codificação notacional (partituras ou partes cavadas, partituras em Braille, tablaturas, letras cifradas, gráficos, instruções textuais, etc.); b) fonte fonográfica ou áudio-visual (Figura 2), no caso da codificação do som (cilindros, discos, fitas, discos compactos e dispositivos eletrônicos, como discos rígidos, disquetes, pendrives, etc.); c) fonte de música programada (cilindros com pinos, discos e cartões perfurados). (CLAUDIO GNOLI ,2012, p. 268-275)    O evento tem como objetivo ampliar a compreensão sobre o que constitui um acervo comunitário e institucional, abrangendo obras musicais, a memória de processos artísticos, incluindo instrumentos musicais, áudios, vídeos, imagens, objetos, livros e documentos. Também serão discutidos temas como preservação, pesquisa e difusão dos acervos na/da Amazonia, promovendo debate sobre o gerenciamento e a disponibilização de acervos em plataformas digitais, salientando-se a experiência das instituições e comunidades de salvaguarda de acervos culturais. O evento pretende apresentar e problematizar os desafios que envolvem este tipo de ação, buscando apresentar experiências neste cenário, buscando pensar as interfaces entre a digitalização, o tratamento de dados e a disponibilização de acervos culturais em ambientes presenciais e digitais, em especial no que tange aos desafios da gestão do armazenamento e do acesso, considerando posturas éticas que envolvem a preservação, a propriedade intelectual e o conhecimento tradicional. NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS Os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico da XII Jornada de Etnomusicologia e X Colóquio Amazônico de Etnomusicologia serão publicados em Anais e no formato de artigos científicos. Serão avaliadas submissões não apenas de trabalhos em etnomusicologia, mas em qualquer campo de conhecimento, desde que abranjam a música, obrigatoriamente, como objeto de estudo. Assim, além da etnomusicologia, o evento poderá acolher submissões em educação musical, composição, práticas interpretativas, teoria da música, musicologia, sonologia, musicoterapia, entre outros subcampos musicais, assim como em antropologia (da arte, da dança, cultural, social etc.), sociologia, história, comunicação, geografia, estudos culturais, semiótica, estética, medicina, biologia, ecologia, física, entre outras áreas não musicais cujos trabalhos submetidos deverão possuir a música como objeto de pesquisa e estudo.  Serão aceitos exclusivamente textos inéditos (não apresentados ou publicados em outros eventos, ou em processo de publicação) em português, espanhol e inglês. O processo de seleção ficará a cargo de um Comitê Científico diversificado, contando com integrantes de diferentes regiões do Brasil e do exterior. Cada proposta será encaminhada para a avaliação de dois pareceristas e, em caso de pareceres divergentes, um terceiro parecerista tomará a decisão final sobre sua aprovação. Serão aceitas propostas que resultem de investigação concluída ou em andamento, desde que apresentem resultados parciais consistentes. As propostas poderão ser submetidas em espanhol, português ou inglês, na modalidade de Comunicação de Pesquisa oral presencial ou virtual. O evento ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro de 2025 no formato presencial nas instalações da Faculdade de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA), contudo haverá flexibilização quanto ao formato das comunicações orais.   Cada autor(a) poderá     submeter     apenas     1 trabalho      como autor principal e ilimitados trabalhos como Para a submissão deverá ser enviado um artigo completo contendo: - Título; - Resumo com um máximo de 250 palavras; - Palavras-chaves no máximo 3; - Texto principal com extensão mínima de 2.000 (duas mil) palavras e extensão máxima de 3.000 (três mil) palavras  (sem contar título, resumo, palavras-chaves e referências); - Referências utilizadas no texto; O conteúdo do artigo deve apresentar: - O problema de pesquisa; - Objetivos; - Revisão bibliográfica; - Metodologia; - Principais resultados obtidos ou esperados. O artigo submetido não pode conter identificação dos autores Serão aceitos trabalhos em português, espanhol e inglês Deverão ser submetidos através do e-mail: coloquiojornada@gmail.com com indicação do título do artigo no assunto do e-mail. No corpo do e-mail deve incluir o(s) nome(s) e e-mail(s) do/da(s) autor(es)/autora(s), afiliação institucional e o formato que deseja comunicar (presencial ou virtual). Deve incluir também uma breve biografia (até 100 palavras) ou o link de acesso do CV Curriculo Lattes atualizado ou ID do Orcid atualizado. As comunicações de pesquisa terão duração máxima de 20 minutos (15 minutos de apresentação e 05 min de debate) e poderão ser apresentadas de forma presencial ou virtual por meio das plataformas do Google meet ou Zoom. Trabalhos com mais de um autor deverão ser apresentados por pelo menos um dos autores. Todos os autores deverão estar inscritos no evento. Os autores receberão a resposta com o parecer através do e-mail usado para a submissão. Os artigos aprovados serão publicados nos anais do evento. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Relevância do trabalho (centralidade na música, atualidade, inovação e contribuição para a área ou as áreas de conhecimento implicadas). Estrutura do trabalho (clareza de objetivos, cumprimento dos objetivos propostos, clareza de exposição, consistência e rigor da argumentação). Qualidade da escrita (normatização, tratamento adequado da linguagem, sequenciamento lógico e encadeamento de ideias). LINKS E ACESSOS ESSENCIAIS: Todas as informações referentes ao evento poderão ser consultadas no site: labetno.ufpa.br  Acesse ao template em português, inglês e espanhol pelo link: https://drive.google.com/drive/folders/1SU7JyQHkARKbLDaDmXzAys7vuIg7xjKw?usp=sharing Inscreva-se no evento pelo link (o evento é gratuito): https://forms.gle/xDygVCGU473njZSg7 PRÊMIO ACADÊMICO LABETNOMUS 2025 - DISTINÇÃO DOS MELHORES TRABALHOS DE PESQUISA Serão conferidas três distinções às apresentações de trabalhos que mais se destacaram pela coesão, originalidade, realização técnica, conteúdo da pesquisa e relação com o tema do evento. A artigo será selecionado pela comissão organizadora a partir das indicações da Comissão Científica e análise da apresentação oral no evento. É importante salientar que as premiações não incluem valores monetários, mas configuram-se como distinções no âmbito do evento.     CRONOGRAMA PRAZOS Lançamento do evento 01/05/2025 Submissão das chamadas de trabalhos 02/05 a 02/06/2025 Avaliação dos trabalhos 03/06 a 15/07/2025 Divulgação dos trabalhos aprovados 04/08/2025 Entrega da versão corrigida dos trabalhos pelos autores (com nome, e-mail e correções solicitadas pelos avaliadores) 18/08/2025 Divulgação detalhada da programação do evento 25/08/2025 Realização do evento  16 e 17/09/2025 Publicação do Anais Até dezembro de 2025         Comissões de trabalho Comissão Organizadora da XII Jornada de Etnomusicologia  Jucélia da Cruz Estumano (EAUFPA)- (Coordenação Geral) Liliam Cristina Barros Cohen (UFPA) Sonia Maria Moras Chada (UFPA) Adriana Clairefont Melo Couceiro (EMUFPA)   Comissão de Comunicação e Divulgação Isis Santos (UFPA) João Santos (UFPA) Raphael Bezerra (UFPA)    Comissão de Produção Artística Saulo Caraveo (EMUFPA)  Ângelo Gustavo Souza (UFPA) Evelyn Silva (UFPA) Isaque Baía (UFPA) Jady Roberta Oliveira (UFPA)  João Santos (UFPA)  Marina Donza (UFPA) Silvo Barbosa (UFPA)   Comissão da Interação Tecnológica Lorena Silva (UFPA) Príamo Brandão (UFPA) Tirsa Moraes (UEPA)   Comissão Secretaria Guilherme Beleza (UFPA)  Nicole Reis (UFPA)   Presidência da Comissão Científica Sonia Maria Moraes Chada (UFPA) Liliam Cristina Barros Cohen (UFPA) Jucélia da Cruz Estumano (EAUFPA) Klênio Jonessy de Medeiros Barros (ESE-PT)   Anais Evelyn Silva (UFPA) Raphael Bezerra (UFPA)   Comissão de Apoio Técnico Aldo Aires (UFPA) André (UFPA) Bruno Palheta (UFPA) Edilson Curuaia (UFPA) Gustavo Saldanha (UFPA) Jefferson (UFPA) Jhon (UFPA) Joliene Nascimento (UFPA) Társila Ataíde (UFPA)   Comissão Científica – Pareceristas  Alfonso Benetti (UA – PT) Daniel Lemos Cerqueira (UFMA) Dora Utermohl de Queiroz (UFC) Fausto Lessa Fernandes Pizzol (UA-PT) Gilda Helena Gomes Maia (UFPA) Guilherme Augusto de Ávila (UFMA) Jorgete Maria Portal Lago (UEPA) Jucélia da Cruz Estumano (EAUFPA) Klênio Jonessy de Medeiros Barros (ESE-PT) Leonardo Pellegrim Sanchez (UFPE) Liliam Cristina Barros Cohen (UFPA) Lucas Wink (ACF-PT) Lucian José de Souza Costa e Costa (UEPA) Luís Bittencourt (UNIR e IPCB-PT) Marcus Fachin Bonilla (UFNT) Paulo Murilo Guerreiro do Amaral (UEPA) Renato Moreira Varoni de Castro (UEMA) Ricieri Carlini Zorzal (UFMA) Rosemara Staub de Barros (UFAM) Samuel Barros (UFMT) Sérgio Ricardo de Godoy Lima (UFPE) Solon Santana Manica (UEMA) Sonia Maria Moraes Chada (UFPA) Tainá Maria Magalhães Façanha (UEPA)  

XI JORNADA DE ETNOMUSICOLOGIA E IX COLÓQUIO AMAZÔNICO DE ETNOMUSICOLOGIA

  NOS ENTRE-LUGARES DA ETNOMUSICOLOGIA Belém – Pará 27, 28 e 29 de outubro de 2024   O Laboratório de Etnomusicologia (LabEtno), da Universidade Federal do Pará (UFPA), do qual fazem parte o Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia (GPMIA) e o Grupo de Estudos sobre Música no Pará (GEMPA), ambos da UFPA, e o Grupo de Estudos Musicais da Amazônia (GEMAM), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), tem como objetivo principal congregar e apoiar pesquisas, na área de etnomusicologia, realizadas no Programa de Pós Graduação em Artes (PPGARTES/UFPA), da Faculdade de Música da UFPA, na Escola de Música da UFPA (EMUFPA), na Escola de Aplicação da UFPA (EAUFPA) e na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Seus objetivos específicos são: proporcionar organismo estruturado de apoio a pesquisas etnomusicológicas desenvolvidas na UFPA e na UEPA; acomodar acervo já existente e oferecer suporte para a sua constante alimentação; e fomentar/produzir conhecimento sobre música na Amazônia. Possui como metas principais: manter arquivo de registros sonoros e de texto disponíveis à comunidade; incrementar e potencializar o desenvolvimento da área da etnomusicologia no Norte do Brasil; realizar ações de pesquisa e extensão com as diversas conexões musicais locais, regionais, nacionais e internacionais; estabelecer pontes entre a Academia e os Mestres e sabedores musicais do Estado e da Região; além de promover eventos, cursos, workshops, oficinas e afins a área. Entre os eventos realizados pelo LabEtno destaca-se a Jornada de Etnomusicologia, com dez edições realizadas, sendo as seis últimas casadas com o Colóquio Amazônico de Etnomusicologia da UEPA. O evento proposto corresponde à XI edição da Jornada e ao IX do Colóquio, previsto para acontecer em três dias, e conta, em especial, com a participação de pesquisadores, professores, estudantes e músicos, nacionais e internacionais, entre outros segmentos, todos estruturados em torno de conferências, palestras, comunicações de pesquisas, apresentações musicais, debates com Mestras e Mestres da cultura popular, e de trabalhos publicados em Anais. A Jornada e o Colóquio vêm se consolidando como acontecimentos importantes, em nível nacional, da área de Etnomusicologia no Brasil, mesmo tendo sido idealizados, inicialmente, como regionais. A Jornada e o Colóquio demarcam um diferencial no norte do Brasil, em razão de serem eventos ao mesmo tempo pioneiros, em termos regionais, e de reconhecimento significativo em âmbito nacional, e até mesmo internacional, na área da etnomusicologia. Buscam socializar pesquisas desenvolvidas em segmentos de graduação e pós-graduação em música, assim como se propõem a fomentar a divulgação da produção científica de textos acadêmicos de etnomusicologia e áreas afins nos idiomas português, inglês e espanhol. Ainda, como distintivo de inovação metodológica, considera-se a perspectiva de descolonização do saber, na medida em que se oportuniza tanto o diálogo da Academia com Mestres da cultura quanto abordagens colaborativas no tocante à produção de conhecimento e à permanente reflexão sobre saberes e práticas musicais investigados. Estes vêm contribuindo, sobremaneira, com pesquisas desenvolvidas no LabEtno e nos Grupos de Pesquisa associados, inclusive ministrando disciplinas, palestras e workshops, em parceria com professores da UFPA e UEPA. O Colóquio Amazônico de Etnomusicologia, que nasceu na UEPA, passou a acontecer juntamente com a Jornada de Etnomusicologia, na medida em que o LabEtno se tornou instância agregadora dos Grupos de Pesquisa das duas IES. Assim sendo, o Colóquio se uniu ao perfil e aos propósitos da Jornada de Etnomusicologia mencionados anteriormente. No que diz respeito à produção científica regional, ressalta-se a relevância da Jornada de Etnomusicologia e do Colóquio Amazônico de Etnomusicologia como meios privilegiados de divulgação, socialização e registro de pesquisas recentes que, além de corroborarem à consolidação, no Pará e na Amazônia, da etnomusicologia e de outras ciências musicais com as quais estabelece interfaces, trazem à tona discussões contemporâneas de interesse público, tais como a sustentabilidade regional por meio de manifestações culturais e musicais expressivas, a patrimonialização de bens culturais imateriais, a construção de identidades musicais, o desenvolvimento do turismo cultural, a valorização de saberes e fazeres tradicionais e de minorias, entre outras que tocam o desenvolvimento do Estado paraense e da região Norte, especialmente em termos culturais, econômicos e sociais. A proposta para a XI Jornada e o IX Colóquio consiste em uma programação online composta por uma Conferência de Abertura, uma Roda de Conversa, quatro Vídeos Cast., Comunicações Orais selecionadas por membros de um Comitê Científico de abrangência pelo menos nacional e três Apresentações Artísticas de práticas musicais amazônicas. Além disso, um diferencial desta edição será o primeiro dia de evento com uma programação dedicada ao Labetno de Portas Abertas, atividade presencial que ocorrerá no primeiro dia da XI Jornada e IX Colóquio. O primeiro dia de evento, 27 de outubro, será totalmente presencial e os demais, 28 e 29 de outubro, totalmente online, podendo ser acompanhando no Canal Etnomusicologia UFPA no YouTube. Promovidos pelo LabEtno e Grupos Associados da UFPA e UEPA, a XI Jornada de Etnomusicologia e o IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia serão apoiados, entre vários parceiros internos e externos às duas IES, pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), e também por dois novos Programas de Pós-graduação em Música aprovados pela Capes, em 2023, ambos pioneiros na região Norte brasileira: na UFPA, um Mestrado em Música na modalidade Profissional (PROFMUS), e, na UEPA, o Programa de Pós-graduação em Música na Amazônia (PPGMUSA), na modalidade Acadêmica. O conhecimento etnomusicológico produzido pelo LabEtno e Grupos de Pesquisa associados são desenvolvidos ora nos entre-lugares disciplinares, ora com as pessoas que se encontram nos entre-lugares institucionais, neste caso sujeitos e coletividades que dialogam com a academia e, também, com pessoas que se encontram em ambos os contextos, isto é, dentro e fora das Universidades. Quer-se, “Nos entre-lugares da etnomusicologia”, discutir e tensionar o trabalho fronteiriço da etnomusicologia inserido nas relações transdisciplinares da produção de conhecimento, bem como em espaços de negociação entre os saberes e os seus produtores, como também na difusão alargada de saberes sobre música nas sociedades. Assim, para além de pensar os lugares de produção de conhecimento, propõe-se pensar as relações e negociações que emergem nas fronteiras dessa produção.   CHAMADA DE TRABALHOS Os trabalhos aprovados pelo Comitê Científico da XI Jornada de Etnomusicologia e do IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia serão publicados em Anais e no formato de artigos científicos. Serão avaliadas submissões não apenas de trabalhos em etnomusicologia, mas em qualquer campo de conhecimento, desde que abranjam a música, obrigatoriamente, como objeto de estudo. Assim, além da etnomusicologia, o evento poderá acolher submissões em educação musical, composição, práticas interpretativas, teoria da música, musicologia, sonologia, musicoterapia, entre outros subcampos musicais, assim como em antropologia (da arte, da dança, cultural, social etc.), sociologia, história, comunicação, geografia, estudos culturais, semiótica, estética, medicina, biologia, ecologia, física, entre outras áreas não musicais cujos trabalhos submetidos deverão possuir a música como objeto de pesquisa e estudo.  Serão aceitos exclusivamente textos inéditos (não apresentados ou publicados em outros eventos, ou em processo de publicação) em português, espanhol e inglês. O processo de seleção ficará a cargo de um Comitê Científico diversificado, contando com integrantes de diferentes regiões do Brasil, e até mesmo do exterior. Cada proposta será encaminhada para a avaliação de dois pareceristas e, em caso de pareceres divergentes, um terceiro parecerista tomará a decisão final sobre sua aprovação.   Serão critérios de avaliação: - Relevância do trabalho (centralidade na música, atualidade, inovação e contribuição para a área ou as áreas de conhecimento implicadas). - Estrutura do trabalho (clareza de objetivos, cumprimento dos objetivos propostos, clareza de exposição, consistência e rigor da argumentação). - Qualidade da escrita (normatização, tratamento adequado da linguagem, sequenciamento lógico e encadeamento de ideias).  Os trabalhos serão recebidos e encaminhados a pareceristas convidados.  A submissão deverá ser encaminhada para o e-mail coloquiojornada@gmail.com  Template em português  Template em inglês  Template em espanhol    CRONOGRAMA    CRONOGRAMA PRAZOS Lançamento do evento 20/06/2024 Submissão das chamadas de trabalhos 21/06 a 31/07/2024 Avaliação dos trabalhos (primeira etapa) 06 a 26/08/2024 Avaliação dos trabalhos (segunda etapa) 27/08 a 05/09/2024 Divulgação dos trabalhos aprovados 09/09/2024 Divulgação detalhada da programação do evento 01/10/2024 Entrega, por parte dos autores, da versão final dos trabalhos (a serem publicados nos anais do evento) 15/10/2024 Realização do evento 27, 28 e 29/10/2024    Comissões de trabalho  Comissão Organizadora da XI Jornada de Etnomusicologia, IX Colóquio Amazônico de Etnomusicologia Tainá Maria Magalhães Façanha (Coordenação Geral) Sonia Maria Moraes Chada Liliam Cristina Barros Cohen Adriana Clairefont Melo Couceiro Jucélia da Cruz Estumano Jorgete Maria Portal Lago Paulo Murilo Guerreiro do Moraes Marcus Facchin Bonilla Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves Moraes   Comissão de Comunicação e Divulgação Raphael Bezerra João Santos Saulo Caraveo   Comissão de Produção Artística Anielson Costa Ferreira  Rodrigo Ramos Marcelo Cardoso Tirsa Lais de Oliveira Gonçalves Moraes Jucélia Estumano Angelo Gustavo Jady Roberta Oliveira   Comissão da Interação Tecnológica Evelyn Silva Isaque Baía Paula Thaís Pelaez   Coordenadoria Administrativa Adriana Melo Couceiro   Presidência da Comissão Científica Marcus Facchin Bonilla (UFNT) Jorgete Maria Portal Lago (UEPA\GEMAM) Jucélia da Cruz Estumano (UFPA/UDESC)

Fim do conteúdo da página