PROJETO ÁGUAS DA AMAZÔNIA - RIOS E POVOS
O LABETNO participou no dia 20 de setembro de 2025 das ações complementares do projeto “Águas da Amazônia - Rios e Povos” por meio da ministração de oficinas de música para estudantes do ensino médio da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.
O projeto Águas da Amazônia - Rios e Povos é um projeto cultural que une música, artes visuais e educação para celebrar os rios e povos da Amazônia. O projeto apresenta a obra ‘Águas da Amazônia’ do compositor norte americano Philip Glass, através de um concerto sinfônico com projeções audiovisuais criadas por artistas da região amazônica, cuja realização ocorreu em Belém, PA no dia 08 e 09 de outubro de 2025, no Theatro da Paz. O Projeto foi aprovado pela Lei Rouanet: PRONAC 247896.
Os membros do LABETNO organizaram e ministraram as oficinas:
Oficina indígena
Objetivo: Apresentar aspectos históricos e etnográficos sobre cultura musical indígena amazônica, apresentando uma visão geral das musicalidades indígenas com enfoque na musicalidade do povo Curuaia.
Ministrante: Edilson Curuaia
Oficina de música afro-brasileira: Toques do Tambor de Mina
Objetivo: contextualizar, apresentar e compartilhar saberes sobre os toques percussivos da religião de matriz africana, Tambor de Mina, por meio de uma prática educativa antirracista, que dialoga sobre a urgência de ações para que a cultura afro-brasileira se afirme como pilar da construção musical do Brasil.
Ministrantes: Carla Cabral e André Alcântara
Oficina Tambor de Crioula: um ritmo afro-amazônico.
Objetivo: Apresentar historicamente o Tambor de Crioula e seus elementos inerentes: a música cantada e improvisada, a percussão e a dança.
Ministrante: Zayda Costa, com apoio de: Nicole Reis e Zayda Madeira
Oficina Vivências Musicais no Carimbó: Ritmo, Poesia e Tradição
Objetivo: Promover vivência musical e cultural com estudantes do ensino médio, apresentando o Carimbó em suas nuances poéticas, rítmicas e performáticas.
Ministrantes: Silvio do Nascimento Barbosa e João Viktor De Souza Santos.
As oficinas demostram o compromisso do LABETNO com o ensino de música no contexto da escola de educação básica e fortalece a parceria com a Escola de Aplicação da UFPA e com colaboradores de projetos externos, como foi o caso do projeto “Águas da Amazônia - Rios e Povos”.
Coordenação do Labetno
Liliam Barros Cohen
Sonia Chada
Adriana Couceiro
Jucélia Estumano
Coordenação de Arte da Escola de Aplicação
Iracy Vaz (EA-UFPA)
Equipe técnica das oficinas ministradas
André Alcântara
Carla Cabral
Edilson Curuaia
João Viktor Santos
Nicole Reis
Silvio Barbosa
Zayda Costa
Zayda Madeira
Direção de Produção
Joelle Watrin Mesquita
Assistente de Direção Artística do Projeto Águas da Amazônia
Antonieta Alves
														
Redes Sociais