Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Memórias do Instituto Estadual Carlos Gomes
Início do conteúdo da página

Memórias do Instituto Estadual Carlos Gomes

Hits: 2273

Instituições participantes:

  • Grupo de Pesquisa Música e Identidade na Amazônia
  • Laboratório de História Oral do PPGARTES
  • Laboratório de Etnomusicologia da UFPA
  • Instituto Estadual Carlos Gomes
  • Fundação Carlos Gomes
  • Coordenação - Líliam Barros e Lia Braga Vieira

Membros:

  • Thiago Lopes - PPGARTES
  • Jurema Viegas - PPGARTES
  • Glaucia - PPGARTES
  • Nayane Macedo - PPGARTES
  • Priscila Cunha - Lab. de Hist. Oral
  • Tainá Façanha - Lab. de Hist. Oral
  • Dayse Puget - PPGARTES/GPMIA
  • Danihellen Siqueira - PPGARTES
  • Joelma Bezerra - PPGARTES
  • Letícia Silva - PPGARTES

 O projeto tem como objetivo geral compreender a história do Instituo Estadual “Carlos Gomes” como um conjunto de histórias de professores que ali se formaram e/ou atuaram até o ano de 2014; Registrar os relatos orais das trajetórias de formação e/ou de atuação de professores no Instituto Estadual Carlos Gomes até 2014; Transcriar em narrativas os relatos dessas trajetórias, de modo a tornar perceptível o conteúdo e a forma como os professores apresentaram o IECG em suas memórias, além de organizar os depoimentos desses professores, de modo a flagrar aproximações e distanciamentos, semelhanças e contrastes, harmonias e tensões entre os períodos de funcionamento do IECG, quanto ao ensino e demais atividades desenvolvidas.

O projeto se fundamenta na pesquisa em história oral utilizando o método de história de vida em função mesmo da escassa parcela de fontes escritas de informações. A coleta de dados deverá acontecer através de entrevistas semi-estruturadas que, no entanto, por estarem metodologicamente atreladas à história de vida, abrem espaço para inserções temáticas por parte dos entrevistados. Com essa fundamentação teórica será possível fazer levantamento histórico da instituição no período compreendido tanto quanto adquirir material que deverá constituir o acervo documental.

 

Memorias del Instituto Estadual Carlos Gomes

El objetivo general de este proyecto es comprender la historia del Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) como un conjunto de historias de los maestros que en él se formaron y/o actuaron hasta 2014. Hacer un registro de relatos orales de las trayectorias de formación y/o actuación de los docentes en el Instituto Estadual Carlos Gomes hasta 2014. Transcribir en narrativas los relatos de esas trayectorias para hacer perceptible el contenido y la forma de como los profesores presentaron el IECG en sus memorias. Además, pretende organizar las declaraciones de los profesores para en ellas encontrar aproximaciones y distanciamientos, semejanzas y contrastes, armonías y tensiones entre los periodos en que el IECG funcionó, en lo relativo a la enseñanza y demás actividades realizadas en él.

El proyecto fundamenta su metodología investigativa en la historia oral empleando el método de historia de vida en función de la escasa disponibilidad de fuentes escritas de información. El acopio de datos se dará mediante entrevistas semiestructuradas que, sin embargo, debido a estar metodológicamente vinculadas a la historia de vida, abren espacio para inserciones temáticas por parte de los encuestados. Con esa fundamentación teórica se hará posible efectuar una recopilación de informaciones históricas de la institución durante el periodo abarcado así como adquirir material que constituirá la colección de documentos.

Proyecto concluido.

 

Memories of the Carlos Gomes State Institute

The general objective of the project is to understand the history of the Carlos Gomes State Institute as a set of stories on teachers who graduated and/or worked there until 2014. To Record the oral reports of the trajectories of training and/or the performance of teachers at the State Institute Carlos Gomes until 2014. To trans-create the reports of these trajectories into narratives is meant to generate content-perception of the way the teachers presented the Institute in their memories. Furthermore, it is meant to organize the testimonies of these teachers in order to catch approximations and distances, similarities and contrasts, harmonies and tensions regarding teaching and other activities developed during different operating periods of the Institute.

The project is based on research in oral history by using the life-history method, due to the small amount of written information sources. Data collection takes place through semi-structured interviews, which, even though they are methodologically linked to life-history, they can make room for thematic insertions by the interviewees. With this theoretical foundation, it is possible to make a historical survey of the institution in the period covered, as well as to obtain material that should become part of the documentary collection.

Finished project.

Fim do conteúdo da página